Mineradoras de bitcoin estudam usar energia nuclear renovável

1 min de leitura
Imagem de: Mineradoras de bitcoin estudam usar energia nuclear renovável
Imagem: Shutterstock

Já faz algum tempo que a indústria está discutindo o papel da mineração de critptomoedas, principalmente do bitcoin, em um mundo mais preocupado com as questões ambientais. Por isso, as mineradoras já estão considerando o uso de energia nuclear para extrair bitcoins sem causar tantos danos ao meio ambiente.

De acordo com informações da empresa GRIID, reveladas durante o evento Bitcoin & Beyond Virtual Summit na última quarta (10), a energia nuclear é uma ótima oportunidade para grandes quantidades de energia livre de carbono — a companhia norte-americana adquire centros de energia renovável para construir instalações de mineração de bitcoin.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A energia que pode salvar a mineração

"A taxa de crescimento está amplamente focada em energia solar e eólica agora, e essa é apenas a realidade dos programas que foram lançados nos últimos oito a dez anos. Mas o que adoraríamos ver é uma expansão da energia nuclear", revelou o vice-presidente da GRIID, Harry Sudock.

A energia nuclear pode ser o futuro das mineradoras e de outros setores do mundo moderno.A energia nuclear pode ser o futuro das mineradoras e de outros setores do mundo moderno.Fonte:  Shutterstock 

De acordo com Sudock, até então, o mercado costumava discutir mais sobre energias solar e eólica, sem abordar o enorme potencial da energia nuclear. O diretor de estratégia da Blockstream, Samsom Mow, acredita que as discussões sobre mineração podem levar a mal entendidos que afetam a indústria, causando pânico na população — como, por exemplo, a ideia de que a mineração sozinha pode acabar com a natureza.

A mineração de bitcoins é considerada um problema por gastar grandes quantidades de energia baseada em carbono e, segundo Mow, já representa mais que 1% de toda a energia do planeta. Justamente por isso, a energia nuclear pode ser uma ótima opção para as grandes mineradoras.

“O problema é que regredimos como uma sociedade onde rejeitamos a energia nuclear e optamos por outras coisas como eólica e solar, que são mais caras, mais difíceis de gerar e nem sempre funcionam”, disse Mow.

De qualquer forma, uma pesquisa recente do Bitcoin Mining Council revelou que o uso de energias renováveis aumentou para 55,9% no terceiro trimestre de 2021 — a pesquisa foi realizada com 33% das mineradoras ao redor do globo.

Imagem: Curso Investindo em Bitcoin
Imagem: Tecmundo Recomenda

Curso Investindo em Bitcoin

O curso investindo em Bitcoin foi feito para atender a demanda de investidores iniciantes em criptomoedas. Nele você vai aprender tudo que precisa para investir em Bitcoin de forma segura e prática.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.