Facebook já usa nome Meta em sua sede e nas redes sociais

1 min de leitura
Imagem de: Facebook já usa nome Meta em sua sede e nas redes sociais
Imagem: Meta

Nesta quinta-feira (28), o Facebook finalmente anunciou o novo nome de sua companhia-mãe: "Meta". Segundo o CEO e fundador Mark Zuckerberg, a inspiração para o nome vem da palavra grega homônima, que significa "além" — referenciando as novas intenções da empresa quanto aos seus produtos focados no "metaverso", ou um mundo virtual na internet. Sem delongas, a Gigante das Redes Sociais já efetivou a mudança de sua identidade visual, tanto em sua sede quanto nas mídias online.

O novo logotipo da empresa é marcado pelo uso de uma moderna letra "M" em azul, estilizada quase em um formato de pretzel, como denota o site The Verge. A identidade visual substitui o famoso símbolo de "like", popularmente conhecido como "joinha", que representou outrora a visão do Facebook para a interação entre usuários nas redes sociais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Essa transição pôde ser vista na sede do Facebook, em Menlo Park (Califórnia, EUA), poucos minutos após o anúncio oficial do Facebook. A famosa placa com a grafia "1 Hacker Way", acompanhada do aposentado "joinha", recebeu a nova identidade visual e logo atraiu olhares curiosos dos transeuntes.

Confira as imagens da nova placa na sede do Meta, registradas por Vjeran Pavic, do The Verge:

Nova identidade visual do Facebook em sua sede. (Fonte: The Verge / Reprodução)Nova identidade visual do Facebook em sua sede. (Fonte: The Verge / Reprodução)Fonte:  The Verge 

Apesar da mudança visual, o Facebook parece desejar recordar algumas lições passadas. A placa com o novo logotipo ainda retém a antiga marca da Sun Microsystems em seu verso, a antiga locatária da atual sede da empresa. Ainda em 2014, o site Times comentou a decisão: "A velha placa permanece como um lembrete do que acontece quando você se distrai no jogo" — algo que pode ter sido adotado por Zuckerberg.

Disputa por nome de usuário? Melhor não!

Além das mudanças na sede, o Facebook também adotou o novo visual em suas redes sociais e até mesmo site. Curiosamente, embora a presença digital da empresa esteja mais forte e renovada do que nunca, seu perfil no Instagram não pôde ser simplificado no "@meta", já que este pertence a outro usuário. Por este motivo, foi necessário adotar o "@wearemeta", ou "nós somos Meta", em tradução livre para o português.

Mirando nas novas metasZuckerberg comentou sobre o que a mudança representa para ele: "isso simboliza que sempre há mais para construir e sempre há um próximo capítulo para a história," explica, otimista, apesar do momento conturbado para a empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.