Google mostra futuro do trabalho em nuvem sustentável e seguro

2 min de leitura
Imagem de: Google mostra futuro do trabalho em nuvem sustentável e seguro
Imagem: Sundry Photography/Shutterstock

Nesta terça-feira (12) começa o Google Cloud Next ‘21, evento global focado em soluções para negócios. Até a quinta-feira (14), os participantes poderão acompanhar novidades do Google focadas em sustentabilidade, Data & Analytics, segurança e mais. As inscrições — além do acesso ao conteúdo do evento — podem ser feitas no site oficial.

Entre os participantes e palestrantes, estarão presentes Sundar Pichai, CEO do Google e Alphabet, Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, Phil Venables, Diretor de Segurança da Informação, Melonie D. Parker, VP e Diretor de Diversidade e muitos outros. O evento acontece de forma online e possui um hub com sessões e o calendário completo das apresentações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Google deverá abordar uma série de questões impostas por transformações nos últimos anos. A mais recente lida com a pandemia de covid-19 e novos modelos de trabalho, bem como para o trabalho colaborativo mais seguro. Tratando-se de sustentabilidade, o Google apresenta o Carbon Footprint, que deve trazer novas métricas sobre emissão de carbono.

Google Cloud Next '21Página do Google Cloud Next '21.

Até 2030, a empresa espera operar com energia livre de carbono em todos os data centers e instalações. Com o Carbon Footprint, disponível a partir de hoje para clientes no Cloud Console, a medida mostrará dados associados ao uso do Google Cloud Platform. A ideia é trazer métricas de consumo, ajudar no acompanhamento e mostrar relatórios com as metas de sustentabilidade.

O Google também identificará, com base em Machine Learning, "projetos que, provavelmente, estão abandonados". A ideia é levar as métricas para as organizações decidirem se devem excluí-los, "reduzindo suas emissões de carbono, economizando dinheiro e mitigando riscos de segurança".

Trabalho colaborativo e equipe de segurança

Com foco no trabalho colaborativo, o Google anunciou novidades focadas no Workspace. Uma delas inclui o suporte à ferramenta Jira, da Atlassian, que passará a ser integrada ao Google Chat, substituto do Hangouts. A ideia é fazer com que as equipes possam criar novos tickets, visualizar e monitorar problemas rapidamente.

Para os aplicativos do Workspace, o Google anunciou criptografia do lado do cliente para o Google Meet, prevenção contra perda de dados (Data Loss Protection, ou DLP) para o Google Chat, uma nova equipe e um programa de segurança.

A Google Cybersecurity Action Team, como é chamada, ficará responsável por dar suporte a governos e empresas. A ideia é ajudá-las a construir uma nuvem confiável com base em práticas recomendadas do próprio Google. Já o Work Safer Program deve ajudar as organizações com ameaças constantes à cibersegurança.

O programa deve oferecer aos clientes soluções de segurança da BeyondCorp Enterprise, reCAPTCHA Enterprise e outros. A companhia anunciou ainda parcerias com a Palo Alto Networks, CrowdStrike e Cybereason.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.