Alta de preços faz Samsung ter melhor lucro em três anos

1 min de leitura
Imagem de: Alta de preços faz Samsung ter melhor lucro em três anos
Imagem: Samsung
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A fabricante sul-coreana Samsung apresentou o melhor desempenho trimestral em termos de lucro desde o ano de 2018. Os números foram revelados pela própria companhia como parte do relatório financeiro do terceiro trimestre de 2021, encerrado em setembro.

De acordo com os dados, a marca ampliou o lucro em 28% em relação ao mesmo período de 2020, chegando a 15,8 trilhões de won (cerca de R$ 73 bilhões em conversão direta de moeda).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A estimativa do mercado era de que o desempenho fosse ainda maior, mas alguns obstáculos da indústria parecem ter afetado a performance.

Pontos positivos e negativos

Apesar de não ter detalhado os números de cada divisão, a Samsung confirmou que a divisão de semicondutores foi bastante afetada pela atual escassez de chips no mercado global, o que fez com que a receita gerada fosse menor que o esperado. Além disso, ela ainda sente os efeitos do fechamento temporário de algumas fábricas durante aumento de casos da covid-19 em certas partes do mundo.

Entretanto, a crise teve um lado positivo: a fabricante é a maior do mundo não só em smartphones atualmente, mas também em chips de memória. Isso significa que a alta na demanda ampliou os contratos, recebendo até pedidos de terceirização de rivais, fazendo com que o valor dos componentes solicitados subissem. As fábricas da sul-coreana estão operando em alto ritmo, mas novos investimentos devem ser feitos nas instalações.

Os dobráveis deram certo?

Já no setor mobile, a estratégia da marca também foi diferente: em vez de um aparelho da linha Galaxy Note, a companhia lançou os dois dispositivos dobráveis Galazy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3.

Neste caso, a marca vai reavaliar alguns pontos para definir como seguir nos próximos meses. Ambos são dispositivos mais caros que os top de linha convencionais e demandaram altos custos em marketing, mas venderam muito bem na Coreia do Sul e possuem um preço elevado, o que significa que a receita obtida também é considerável.

Imagem: Smartphone Samsung Galaxy S20 FE, 256GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Samsung Galaxy S20 FE, 256GB

Para quem deseja comprar smartphone na Black Friday, o Samsung Galaxy S20 conta com memória interna de 256GB e 6GB de RAM, excelente opção de celular em promoção.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.