1,4 milhão de pessoas trabalham com apps de transporte no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: 1,4 milhão de pessoas trabalham com apps de transporte no Brasil
Imagem: Unsplash

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que o Brasil já conta com mais de 1,4 milhão de trabalhadores de aplicativo. Apesar de parecer pouco em relação ao total de pessoas no Brasil, o número representa 31% do total no setor de transporte.

Atualmente, cerca de 4,4 milhões de brasileiros trabalham com transportes, incluindo as áreas de armazenagem e correio. Desde 2016, os trabalhadores informais de aplicativos como Uber, Rappi e iFood praticamente dobraram.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Número diminuiu no início da pandemia, mas já estabilizou

De acordo com dados do Ipea, no primeiro trimestre de 2016, o total de profissionais trabalhando com transporte de passageiros era de 840 mil. Em 2018, o setor já contabilizava 1 milhão e, em 2019, o número subiu para 1,3 milhão.

normalmente, os profissionais são classificados apenas como prestadores de serviçonormalmente, os profissionais são classificados apenas como prestadores de serviçoFonte:  Unsplash 

“Com a ascensão das plataformas de aplicativos para entregas de mercadorias ou transporte de passageiros e o consequente avanço tecnológico que facilita mais contratações de curto prazo, é possível perceber que a quantidade de pessoas com empregos não tradicionais (como autônomos e trabalhadores temporários) teve um crescimento exponencial nos últimos anos”, revelou o Ipea.

Não consegue achar uma corrida no Uber ou na 99?

Ainda segundo informações do instituto, ocorreu redução no número de autônomos durante o início da pandemia em 2020, mas que se estabilizou nos dois primeiros trimestres de 2021 com 1,1 milhão de profissionais no setor de transporte de pessoas. Já em relação ao transporte de mercadorias, o número atual é de 278 mil trabalhadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.