Google proíbe anúncios em vídeos e sites que neguem mudanças climáticas

1 min de leitura
Imagem de: Google proíbe anúncios em vídeos e sites que neguem mudanças climáticas
Imagem: Shutterstock/Reprodução

A Google anunciou na última quinta-feira (7) que passará a proibir anúncios e monetização de sites e canais do YouTube que tenham conteúdo negacionista sobre as mudanças climáticas.

A iniciativa, segundo a big tech, foi pensada após parceiros desmonstrarem preocupação envolvendo o assunto. “Ouvimos diretamente de um número crescente de nossos parceiros de publicidade e editores que expressaram preocupação sobre os anúncios que veiculam ou promovem alegações imprecisas sobre a mudança climática. Eles simplesmente não querem que seus anúncios apareçam próximos a esse conteúdo", disse em comunicado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em contrapartida, criadores de conteúdo do YouTube também afirmam que não querem anúncios com conteúdo negacionista sobre o clima em seus vídeos.

A empresa explica que a proibição se aplicará a conteúdos que "neguem as contribuições humanas para o aquecimento global ou trate as mudanças climáticas como uma farsa conspiratória". Para monitorar se a medida está sendo cumprida, serão utilizadas ferramentas inteligentes automatizadas, além de revisões manuais da equipe responsável.

O buscador também ressalta que o contexto de cada conteúdo será avaliado individualmente. Assim, assuntos que apenas discutam alegações falsas — deixando claro que não são fatos — não serão proibidos. A medida começará a valer oficialmente em novembro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.