5G: Ministro das Comunicações recebe representante dos EUA

1 min de leitura
Imagem de: 5G: Ministro das Comunicações recebe representante dos EUA
Imagem: Itec/Alagoas

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, se encontrou nesta quinta-feira (05/08) com o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jack Sullivan para debater sobre a tecnologia 5G. A visita não estava na agenda oficial do ministro e o tema não estava previsto na viagem da delegação americana ao Brasil, que estava pautada em questões ambientais.

O encontro foi revelado por Faria no Twitter. “Trabalharemos conjuntamente para desenvolver soluções de Open RAN. Foi apresentado panorama do mercado global de fornecimento de chips para equipamentos de telecomunicações”, tuitou o ministro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sullivan se reuniu também com o presidente da República, Jair Bolsonaro, além dos ministros das Relações Exteriores, da Defesa, do Gabinete de Segurança Institucional e o Secretário Especial de Assuntos Estratégicos.

Pressão dos EUA

Biden continua pressão iniciada por Trump para o governo brasileiro para banir chineses na implementação do 5G no Brasil. (Fonte: Presidência da República/Marcos Corrêa/Reprodução)Biden continua pressão iniciada por Trump para o governo brasileiro para banir chineses na implementação do 5G no Brasil. (Fonte: Presidência da República/Marcos Corrêa/Reprodução)Fonte:  Presidência da República/Marcos Corrêa/Reprodução 

Os Estados Unidos pressionam o Brasil para banir a chinesa Huawei do processo de implantação do 5G no Brasil. A delegação americana também se reuniu com representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pelo leilão da tecnologia, e também com empresas envolvidas no desenvolvimento das futuras redes de telecomunicações.

Em nota, a Embaixada dos Estados Unidos declarou que “foi discutida hoje a importância da segurança da informação como fator-chave para garantir o crescimento econômico das empresas brasileiras e garantir a prosperidade para a população”.

Leilão do 5G

O edital do leilão do 5G encontra-se sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU) que deverá dar um parecer final no dia 18 de agosto. De acordo com informações da Anatel, o pregão deve movimentar R$ 44 bilhões entre investimentos e outorgas.

A expectativa do Ministério das Comunicações é que a tecnologia esteja implantada em algumas capitais brasileiras até o final de 2021. Em julho de 2022, todos os principais municípios dos estados devem contar com a tecnologia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.