Samsung fabrica o chip Google Tensor dos novos Pixel 6 Pixel 6 Pro

1 min de leitura
Imagem de: Samsung fabrica o chip Google Tensor dos novos Pixel 6 Pixel 6 Pro
Imagem: Google/Reprodução
Avatar do autor

Samsung fabrica o chip Google Tensor dos novos Pixel 6 Pixel 6 Pro

O Google anunciou oficialmente, na terça-feira (3), que seus novos smartphones irão utilizar o tão comentado chip Google Tensor. Segundo a empresa, o novo processador equipará os seus Pixel 6 e Pixel 6 Pro, que têm seu lançamento previsto para o final deste ano. Desenvolvido por pesquisadores de IA, o chip herdou seu nome da plataforma de aprendizado de máquina TensorFlow do Google.

Infelizmente, pouco se sabe ainda sobre as especificações do SoC Tensor, mas, aos poucos, alguns detalhes vão surgindo sob a aura de mistério.  Com base no relato de fontes confiáveis, o site Nikkei Asia afirma que o Google Tensor está sendo fabricado pela sul-coreana Samsung, utilizando sua tecnologia de processo de 5nm.

Como o Google não tem instalações para fabricação desse tipo de equipamento, o que se comenta é que o desenvolvimento do novo processador de ponta da companhia pode ter sido feito em uma parceria com a divisão de semicondutores da Samsung. De acordo com o Nikkei Asia, o processo de fabricação do Tensor é o mesmo do Snapdragon 888 da Qualcomm e dos chips Exynos 1080/2100 da própria Samsung.

A Samsung estaria trabalhando para a concorrência?

Fonte: Sundar Pichai/TwitterFonte: Sundar Pichai/TwitterFonte:  Sundar Pichai/Twitter 

Após as especulações feitas pelo Nikkei, nem a Samsung quis fazer qualquer comentário nem o Google forneceu informações sobre quem estaria por trás da produção do chipset, que foi inicialmente referido pelo codinome de "Whitechapel".  Naturalmente, existem poucas empresas com potencial e expertise capazes de atender a pedidos tão volumosos e sofisticados para a produção de smartphones.

Se os relatos estiverem corretos, e o Google Tensor for mesmo produzido no processo de 5nm, ele teria ganhos de eficiência notáveis sobre a antiga arquitetura de 7nm utilizada pelo Snapdragon 765G no Pixel 5. O Google garante que o chip Tensor levou quatro anos para ser desenvolvido "especificamente para Pixels".

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.