Samsung aumenta preço de chips, o que pode afetar GPUs Nvidia

1 min de leitura
Imagem de: Samsung aumenta preço de chips, o que pode afetar GPUs Nvidia
Imagem: NVIDIA
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A notícia não é boa para os gamers: após passar um ano tentando conseguir uma placa de vídeo com um preço minimamente acessível no mercado de varejo, a Samsung Foundry anunciou, nesta terça-feira (3), um aumento no preço de seus wafers semicondutores.

E, para quem ainda não conseguiu completar a conexão entre biscoito crocante e placa gráfica, é bom lembrar que os wafers são aquelas placas de silício usadas como base para a montagem de chips processadores. Ou seja, aumentar o preço dos wafers significa encarecer também as GPUs da Nvidia, uma das principais clientes da Samsung Foundry.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No entanto, diferentemente dos motivos especulativos que estamos acostumados a ver, a elevação do preço dos wafers semicondutores visa, segundo a fundição da Samsung, obter recursos extras para financiar a expansão da nova unidade de fabricação da empresa, a Linha S5, em Pyeongtaek, na Coreia do Sul.

Por que a Samsung está aumentando os preços?

Fabricação de wafer (Fonte: Samsung/Reprodução)Fabricação de wafer (Fonte: Samsung/Reprodução)Fonte:  Samsung 

Em uma nota divulgada à imprensa, o vice-presidente sênior de relações com investidores da Samsung, Ben Suh, explicou que a fabricação de wafers com tecnologia 4LPE e 5LPP (de 4nm e 5nm, respectivamente) usa litografia EUV, ou ultravioleta. De acordo com o executivo, o aumento dos valores de fabricação ocorre devido ao preço dos scanners EUV, que chegam a custar até US$ 150 milhões cada (R$ 776 milhões).

Ao aumentar sua capacidade de produção para atender à crescente demanda, a Samsung espera fabricar mais chips para seus clientes, especialmente para processos mais avançados que surgirão futuramente. O benefício será um aumento da oferta no longo prazo, capaz de reduzir a escassez presente no mercado de semicondutores.

Enquanto isso, do lado de cá do mercado, o cenário continua sombrio para o varejo de GPUs. Mesmo com a forte repressão à criptomineração determinada por países como a China, a oferta ainda não se estabilizou a ponto de evitar a "festa" dos cambistas que continuam praticando preços exorbitantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.