iOS 14: anunciantes reclamam de bloqueio de rastreamento da Apple

1 min de leitura
Imagem de: iOS 14: anunciantes reclamam de bloqueio de rastreamento da Apple
Imagem: 9to5Mac/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Uma pesquisa revelou que 75% dos usuários de iOS 14 estão usando os recursos do App Tracking Transparency (ATT). No entanto, a funcionalidade de bloqueio de rastreamento da Apple está causando uma grande dor de cabeça para anunciantes.

Segundo a Bloomberg, as pessoas estão permitindo que os apps acompanhem seu comportamento em apenas 25% das vezes. Então, isso está reduzindo o fluxo de dados que alimenta a indústria de publicidade nos últimos anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Facebook é um dos apps mais prejudicados pelo ATT.Facebook é um dos apps mais prejudicados pelo ATT.Fonte:  IT Daily/Reprodução 

Especialistas em marketing estão preocupados por estarem perdendo acesso “a alguns dos dados de segmentação mais valiosos”. Desde o lançamento do ATT em junho, os profissionais já observaram uma queda na eficácia da publicidade.

Em particular, o Facebook é onde o impacto do app está sendo maior. Por exemplo, a plataforma não é mais capaz de ver com exatidão a quantidade de vendas que estão sendo geradas, dificultando avaliar o desempenho dos anúncios.

A “perda” desses dados também afeta a capacidade da rede social mostrar os produtos de uma empresa a novos clientes. Além disso, os bloqueios dificultam as ações de “re-target” — quando um item visualizado em uma loja é mostrado novamente para o consumidor.

Sofwares menores da App Store terão grandes perdas de receita.Sofwares menores da App Store terão grandes perdas de receita.Fonte:  Jailbreak/Reprodução 

Forte impacto na receita de anúncios

Brian Bowman, CEO da Consumer Acquisition, acredita que o ATT está causando um efeito devastador no setor. Em entrevista ao Venture Beat, o executivo disse que alguns clientes estão com uma redução de 30% a 40% na receita de anúncios.

Para o profissional, as grandes companhias não devem ser totalmente impactadas pelo bloqueio de rastreamento do aplicativo. No entanto, desenvolvedoras de pequeno e médio porte, que dependem da receita de anúncios, vão precisar se adaptar.

Por outro lado, uma pesquisa da Post-IDFA Alliance mostrou que o Android se beneficiou do ATT. Segundo os dados, o número de anúncios na plataforma aumentou de 46% em maio para 64% em junho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.