Android se beneficia do recurso de rastreamento de apps da Apple

1 min de leitura
Imagem de: Android se beneficia do recurso de rastreamento de apps da Apple
Imagem: Geek Culture/Reprodução
Avatar do autor

Meses após o lançamento do App Tracking Transparency (ATT) da Apple, os anunciantes estão mudando os padrões de investimento em publicidade móvel. Segundo o Wall Street Journal, os preços de anúncios direcionados para iOS estão caindo, enquanto os valores só aumentam no Android.

Um relatório da Post-IDFA Alliance mostrou que, após a estreia do recurso de bloqueio de rastreamento no iOS 14.5, os anunciantes começaram a gastar mais na plataforma Android. Fato que elevou os preços dos anúncios para o sistema operacional da Google.

Anúncios para Android aumentaram cerca de 30% nos últimos meses.Anúncios para Android aumentaram cerca de 30% nos últimos meses.Fonte:  Pexels/Reprodução 

“Os anunciantes dizem que perderam os dados menores que tornavam os anúncios para iOS mais eficazes e justificavam os preços. Assim, os compradores realizaram gastos menos direcionados para iOS nos últimos meses”, afirmaram profissionais de marketing.

A agência de publicidade Tinuiti cita que clientes do Facebook aumentaram os gastos direcionados para Android de 46% em maio para 64% em junho. Do outro lado, no mesmo período, houve uma queda de 42% para 25% em anúncios para iOS.

É possível dizer que, indiretamente, o ATT fez com que os preços dos anúncios para Android aumentasse cerca de 30%. Por outro lado, uma recente pesquisa mostrou que apenas 9% dos usuários estão usando a ferramenta da Apple.

Facebook alterou sua Rede de Audiência para se adaptar ao iOS 14.5.Facebook alterou sua Rede de Audiência para se adaptar ao iOS 14.5.Fonte:  Pexels/Reprodução 

Alterações no Facebook

O artigo do Wall Street Journal destaca que os anunciantes também mudaram a estratégia de publicidade em apps que pertencem ao Facebook. Assim, os investimentos na rede social homônima e no Instagram caíram desde as mudanças da Apple.

Altamente dependente dos rastreadores nos dispositivos, o Facebook fez alterações significativas em sua Rede de Audiência. Então, a companhia revelou aos anunciantes que estava adicionando a capacidade de publicar anúncios contextuais.

O formato permite considerar fatores como a hora do dia e o conteúdo do aplicativo. Então, essa foi uma das opções da empresa para continuar veiculando anúncios relevantes quando certos indicadores não estão disponíveis.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.
Android se beneficia do recurso de rastreamento de apps da Apple