Funcionários de fornecedoras da Apple dormem em fábrica no Vietnã

1 min de leitura
Imagem de: Funcionários de fornecedoras da Apple dormem em fábrica no Vietnã
Imagem: Linh Pham/Bloomberg

Fornecedoras de companhias de tecnologia estão tomando medidas drásticas para evitar a disseminação do coronavírus no Vietnã. Segundo o artigo da Bloomberg publicado nesta terça-feira (6), os funcionários precisam dormir nas instalações das empresas para evitar a proliferação da doença.

“O Vietnã não mede esforços para manter a reputação de engrenagem vital na cadeia de suprimentos global. Milhares de trabalhadores estão dormindo no chão das fábricas para minimizar as interrupções devido à Covid-19”, cita o jornalista Nguyen Dieu.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tendas montadas no chão para os trabalhadores nas fábricas.Tendas montadas no chão para os trabalhadores nas fábricas.Fonte:  Giang Son Dong/Bloomberg 

Para reduzir o risco de infecção pelo vírus, 150 mil trabalhadores estão morando temporariamente em um parque industrial na região das províncias de Bac Ninh e Bac Giang. O local abriga fábricas de fornecedoras da Apple e da Samsung.

“As pessoas dormem em beliches de metal com esteira de bambu em dormitórios improvisados ou em tendas montadas em pisos de cimento. Após voltar de casa, eles são colocados em quarentena até sair o resultado negativo do teste”, revela o artigo.

Um funcionário de uma fornecedora da Samsung disse à Bloomberg que é estranho viver e dormir em uma fábrica. Entretanto, ele e os colegas de trabalho entendem que isso é “algo necessário e temporário”.

Luxshare Precision é a principal fornecedora da Apple no Vietnã.Luxshare Precision é a principal fornecedora da Apple no Vietnã.Fonte:  Yicai Global/Reprodução 

Controle da covid-19 no Vietnã

O Vietnã conseguiu limitar o avanço do coronavírus nos primeiros meses da pandemia. Entretanto, o aumento de casos no início deste ano paralisou várias fábricas – incluindo a Luxshare Precision, importante fornecedor de peças dos AirPods.

Atualmente, o governo local trabalha com as empresas para criar condições em que os colaboradores permaneçam em dormitórios nas fábricas. Além de testes semanais, as autoridades enviaram 400 mil doses de vacinas para funcionários das instalações.

“Isso ajudou significativamente a impedir a propagação do vírus e permitiu que as fábricas retomassem as operações rapidamente”, disse Nguyen Dai Luong, presidente do Conselho do Povo de Viet Yen, distrito em que o parque industrial está localizado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.