Reino Unido vai investigar 'duopólio' de Apple e Google no mobile

1 min de leitura
Imagem de: Reino Unido vai investigar 'duopólio' de Apple e Google no mobile
Imagem: Pexels

A Autoridade de Mercados e Concorrência do Reino Unido (Competition and Markets Authority) vai investigar de perto a atividade de Apple e Google no mercado de dispositivos móveis. O objetivo é averiguar se a atuação das empresas é prejudicial para a indústria mobile.

O estudo não está relacionado com investigações em andamento e quer descobrir se as responsáveis pelos sistemas operacionais líderes do atual mercado, iOS e Android, na verdade são um "duopólio" que prejudica o consumidor em uma série de fatores, inclusive o acesso a eventuais serviços e aplicativos de concorrentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A preocupação com a criação de dois ecossistemas fechados é que isso prejudica a entrada de outras marcas na disputa — não apenas em plataformas, mas também na presença em lojas digitais e serviços como streaming, por exemplo, concorrendo contra nomes como YouTube e Apple Music.

E agora?

"A CMA está preocupada que isso leve a uma redução na inovação do setor e que os consumidores paguem preços mais altos por dispositivos e apps, ou por outros bens e serviços por causa dos altos custos de publicidade", afirma o comunicado oficial.

O estudo deve durar até 12 meses e, em seguida, pode ser analisado de perto por outros órgãos reguladores. Ao menos por enquanto, as empresas envolvidas não correm risco de multas ou punições.

Além de serem investigadas no Reino Unido, Apple e Google também estão na mira do governo japonês por causa de seu domínio de mercado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.