Japão pretende estudar ações antitruste contra Apple e Google

1 min de leitura
Imagem de: Japão pretende estudar ações antitruste contra Apple e Google
Imagem: AppleInsider

O governo japonês dará início a uma investigação sobre a forma como a Apple tem conduzido suas negociações com os fabricantes japoneses de smartphones, segundo uma reportagem do jornal Nikkei publicada no domingo (13). A apuração pode levar a mais um aperto nas regulamentações antitruste, não apenas contra a companhia da Maçã, mas também contra outras Big Techs, como o Google.

De acordo com as fontes do periódico japonês, uma comissão formada por funcionários, burocratas e especialistas externos começará seus trabalhos ainda neste mês. O objetivo é avaliar as negociações da Apple e do Google com os fabricantes japoneses, uma vez que o iOS e Android representam juntos mais de 90% do mercado de smartphones no Japão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como serão conduzidas as investigações contra a Apple e o Google?

Fonte: EconoTimes/ReproduçãoFonte: EconoTimes/ReproduçãoFonte:  EconoTimes 

A pretensa investigação, que deverá incluir dados conhecidos por fabricantes locais de smartphones, smart speakers e computadores pessoais, irá se junta à longa lista de processos e ações antitruste conduzidos por governos e agências reguladoras do mundo inteiro, buscando enquadrar o poder dos gigantes da tecnologia mundial.

Ainda segundo o jornal, o evento pretende avaliar as negociações comerciais japonesas nesse setor, para apurar se elas ocorrem de maneira justa quando comparadas com outros casos no exterior. Se o governo detectar algum tipo de problema durante a investigação, irá certamente endurecer as regulamentações antitruste existentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.