menu
Logo TecMundo
The BRIEF

EUA estudam leis que podem obrigar Facebook a vender o WhatsApp

Novas propostas impedem que conglomerados sejam donos de negócios de diferentes setores ou comprem rivais em potencial

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule14/06/2021, às 14:30

EUA estudam leis que podem obrigar Facebook a vender o WhatsAppFonte:

Imagem de EUA estudam leis que podem obrigar Facebook a vender o WhatsApp no tecmundo

A disputa entre o Congresso dos Estados Unidos e algumas das maiores empresas do mercado de tecnologia continua — e acaba de ganhar um novo capítulo.

Cinco novos projetos de lei antitruste foram apresentados por parlamentares democratas e republicanos, destinados especificamente contra Amazon, Apple, Facebook e Alphabet/Google. O principal objetivo é impedir que esses conglomerados façam ainda mais fusões e sejam donas de serviços e produtos que gerem conflitos de interesse.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

A "Ending Platform Monopolies Act" é tida como a mais agressiva do pacote. Apresentada pela deputada Pramila Jayapal, a lei poderia resultar na obrigatoriedade de fragmentação dessas gigantes. Segundo o texto, companhias não poderiam manter plataformas que operem em segmentos diferentes. Na pior das hipóteses, o Facebook teria que vender o WhatsApp e a Alphabet deveria separar-se do YouTube, por exemplo.

Fechando o cerco

Entre os outros projetos de lei, o "American Innovation and Choice Online Act" impediria que empresas privilegiassem o próprio serviço e prejudicassem as outras — como a Amazon listar os próprios produtos no topo da lista de buscas da loja ou a Apple padronizar o seu ecossistema na App Store.

Já o "Platform Competition and Opportunity Act" deseja impedir aquisições de magnatas da tecnologia, caso fique provado que eles só fizeram isso para enfraquecer potenciais concorrentes.

Por enquanto, representantes das marcas envolvidas ainda não comentaram a movimentação, mas elas devem se opor às discussões. O Congresso dos EUA fez uma longa investigação a respeito do domínio das empresas, incluindo depoimentos dos CEOs dessas companhias.

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.