Apple demite engenheiro 'misógino' após petição de funcionários

1 min de leitura
Imagem de: Apple demite engenheiro 'misógino' após petição de funcionários
Imagem: iLounge
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Após um grupo de mais de dois mil funcionários da Apple assinar uma petição pedindo uma investigação sobre a contratação de Antonio García Martínez, ex-gerente de produtos do Facebook, a empresa da Maçã decidiu demiti-lo. Conforme relatado pelo site The Verge, os termos da reivindicação coletiva foram publicados na quarta-feira (12).

O estopim da crise foi um livro polêmico sobre o Vale do Silício, no qual Martínez expressa opiniões claramente misóginas. Na petição dirigida a Eddy Cue, vice-presidente sênior para software e serviços de internet, os funcionários afirmam que a contratação do ex-funcionário do Facebook "questiona partes de nosso sistema de inclusão na Apple".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para embasar a queixa, a petição cita um trecho do livro, que é uma autobiografia de Martínez: "A maioria das mulheres na área da baía é suave e fraca, mimada e ingênua, apesar de suas alegações de mundanismo e geralmente convencidas".

A reação da Apple

Martínez no lançamento do seu polêmico livro (Fonte: YouTube/Reprodução)Martínez no lançamento do seu polêmico livro (Fonte: YouTube/Reprodução)Fonte:  YouTube 

Assim que a petição começou a circular pelos corredores da Apple, a conta de Martínez no Slack foi desativada. A equipe responsável pela plataforma de anúncios foi convocada para uma reunião de emergência e, logo após, a empresa comunicou que o recém-contratado "saiu da Apple após a reação dos funcionários".

Ao The Verge, a empresa enviou um e-mail informando: "Na Apple, sempre nos esforçamos para criar um local de trabalho inclusivo e acolhedor, onde todos são respeitados e aceitos. Comportamento que rebaixa ou discrimina as pessoas pelo que elas são não tem lugar aqui".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.