Mercado Pago permite transferência de dinheiro pelo WhatsApp

2 min de leitura
Imagem de: Mercado Pago permite transferência de dinheiro pelo WhatsApp
Imagem: Rawpixel

O Mercado Pago adicionou uma nova função para os usuários nesta terça-feira (4). Trata-se da ferramenta que permite enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp, que funciona integrada ao recurso de pagamentos do mensageiro cuja estreia no Brasil acaba de acontecer, após aprovação do Banco Central.

A fintech é uma das primeiras financeiras do país a disponibilizar o WhatsApp Pay, possibilitando transferir dinheiro para contatos no app de mensagens para Android e iOS utilizando o saldo da conta do Mercado Pago, sem pagar nenhuma taxa pelo serviço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com a função, que realiza as operações de transferência por meio do Facebook Pay, os usuários da carteira digital poderão enviar até R$ 1 mil em cada transação e receber até 20 pagamentos por dia. Mas há um limite de R$ 5 mil mensais e após atingi-lo não é possível fazer novas movimentações dentro daquele mês.

O WhatsApp Pay será liberado gradualmente para os usuários.O WhatsApp Pay será liberado gradualmente para os usuários.Fonte:  WhatsApp/Divulgação 

Inicialmente, as transações só estarão disponíveis para pessoas físicas, mas o pagamento para empresas não deve demorar a ser liberado no aplicativo, de acordo com a companhia, ampliando o uso do recurso para compras e outros tipos de serviços.

Cadastro do cartão para realizar transferências

A função de pagamentos no WhatsApp será disponibilizada gradualmente ao longo das próximas semanas para os usuários do mensageiro no Brasil. E para ativá-la, é preciso vincular o cartão virtual do Mercado Pago ao app de mensagens.

Para tanto, siga estas etapas:

  • Abra o menu “Configurações” do WhatsApp e toque em “Pagamentos”;
  • Pressione a opção “Facebook Pay”, leia os termos e condições, aceitando caso concorde com eles;
  • Crie uma senha de seis dígitos que será solicitada em todas as transferências no mensageiro;
  • Informe os dados pessoais requeridos;
  • Vincule o cartão virtual Mercado Pago ao WhatsApp Pay (o número do cartão, a data de vencimento e o código de verificação podem ser obtidos no app da carteira digital);
  • Escolha receber o código de validação por e-mail ou SMS;
  • Faça a verificação de identidade para terminar o processo.

Como enviar e receber pagamentos

Finalizada a vinculação do cartão, já é possível enviar e receber dinheiro pelo mensageiro. O processo é semelhante ao de anexar fotos:

  • Abra o WhatsApp e escolha o contato para o qual será feita a transferência;
  • Toque no ícone do clipe dentro da conversa, no app para Android, ou no “+” se você estiver usando um iPhone, e selecione “Pagamentos”;
  • Digite o valor a ser enviado;
  • Selecione o cartão Mercado Pago como forma de pagamento;
  • Informe o PIN do Facebook Pay criado na etapa anterior ou use a biometria, se disponível no celular, para confirmar a operação.

Para receber a transferência é necessário ter o cartão Mercado Pago registrado no Facebook Pay. O valor enviado pelos contatos cairá diretamente no saldo da conta digital e uma notificação será mostrada pelo app, avisando sobre o pagamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.