Índia pode criminalizar compra, venda e mineração de criptomoedas

1 min de leitura
Imagem de: Índia pode criminalizar compra, venda e mineração de criptomoedas
Imagem: Freepik

O governo da Índia está planejando uma nova lei com o objetivo de banir as atividades relacionadas ao mercado de criptomoedas no país. A informação foi obtida pela agência de notícias Reuters, que conversou com um "oficial sênior do governo" que não quis se identificar.

O projeto deve determinar a proibição de mineração, compra, venda ou simplesmente manter uma carteira com criptomoedas em geral — independente se elas são populares, como bitcoin, ou mais desconhecidas. Por enquanto, não há informações sobre quais seriam as punições no caso de desrespeito da lei.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para que toda a população consiga se adequar, os investidores receberão um prazo de seis meses para comercializar todos os ativos digitais — estima-se que ao menos 7 milhões de indianos tenham um patrimônio de no mínimo US$ 1 bilhão em bitcoin.

Processo em andamento

Anteriormente, em janeiro de 2021, o governo indiano chegou a sinalizar  que poderia banir essas práticas ao mesmo tempo em que construiria a própria moeda digital nacional. A ideia mudou um pouco, mas continua focada em promover a tecnologia de processos descentralizados do blockchain, sem estimular as corretoras privadas de criptomoedas.

A China vive uma situação parecida, porém mais leve: lá, mineração e comércio foram proibidos, mas a posse não é ilegal. Atualmente, a moeda está em alta na Índia: de acordo com estimativas, a bitcoin nunca esteve tão popular no país quanto em fevereiro de 2021, mesmo com os rumores sobre um possível banimento já circulando.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, deve comunicar em breve as novidades a respeito da regulamentação, que ainda precisa passar pelo parlamento local antes de virar lei. Outro serviço que está em alta a nível mundial e era popular na região, a rede social TikTok, também está banido no país.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.