Zuckerberg: Apple é cada vez mais uma grande rival do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Zuckerberg: Apple é cada vez mais uma grande rival do Facebook
Imagem: Facebook
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

A briga entre Facebook e Apple já dura ao menos dois meses com muitas acusações e indiretas — e essa disputa ainda deve ir longe. O mais novo round começou com declarações mais pesadas do CEO e cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

O executivo falou com investidores durante a divulgação do relatório financeiro trimestral da empresa e não pegou leve com a Maçã: falou que está "vendo cada vez mais a Apple como uma das maiores concorrentes" e que ela "usa a posição de plataforma dominante para inferir em como operam os nossos aplicativos e os de outros de acordo com a preferência deles".

WhatsApp x iMessage

Zuckerberg também aproveitou para defender o mensageiro WhatsApp, que pertence ao Facebook e foi bastante criticado por uma agora adiada mudança nos termos de uso. "No que diz respeito a proteger a mensagem das pessoas, eu acho que o WhatsApp é claramente superior", afirmou. Ele ainda criticou o modelo do iMessage, da Apple, de guardar backups sem criptografia de conversas e grandes conjuntos de metadados que podem ser utilizados pela empresa e até governos.

Ele ainda notou que o iMessage vem instalado por padrão em qualquer iPhone, o que o torna o mais utilizado nos EUA, e que a Maçã "está dependendo cada vez mais de ganhar fatias em apps e serviços contra nós e outros desenvolvedores".

Monopólio?

O CEO ainda falou que mudanças no rastreamento de anúncios do iOS 14 impactam milhões de negócios ao redor do mundo, pois várias desenvolvedoras não conseguirão mais exibir anúncios direcionados a consumidores. "Agora, a Apple pode dizer que está fazendo isso para ajudar as pessoas, mas a ação claramente segue os interesses competitivos dela", afirma.

Anteriormente, o Facebook criticou a marca por recusar um app de games no iOS devido a desavenças contratuais. A Apple se defendeu dizendo que está do lado da privacidade e acusou a rival de coletar o maior número de dados possível.

News de tecnologia e negócios Deixei seu email aqui, e welcome to the Jungle.

Fontes

Zuckerberg: Apple é cada vez mais uma grande rival do Facebook