Enem 2020: gabarito oficial será divulgado hoje

1 min de leitura
Imagem de: Enem 2020: gabarito oficial será divulgado hoje
Imagem: Daniel Castelo Branco/O Dia
Avatar do autor

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos dois domingos (17 e 24), poderão conferir o gabarito oficial da prova nesta quarta-feira (27). Para isso, os participantes podem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou o aplicativo do Enem disponível para download gratuito na App Store (iOS) e na Play Store (Android). Ainda não há horário definido para a divulgação.

É importante lembrar que, mesmo com o gabarito em mãos, não será possível saber a nota, já que o número de acertos não indica a pontuação final. O Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração a coerência de cada estudante na execução da prova. Isso significa que se o participante acertar as questões consideradas mais difíceis, espera-se que acerte também as mais fáceis. Do contrário, o sistema entende que o acerto foi um chute e diminui a pontuação.

Os resultados individuais, incluindo a nota da redação, só serão divulgados pelo Inep no dia 29 de março.

Pandemia

Neste ano, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram a prova impressa. Segundo o Inep, o número representa menos da metade dos participantes inscritos. A novidade deste ano é a prova digital do Enem, que será aplicada de forma piloto para 96 mil candidatos em 99 municípios, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A dinâmica é a mesma que a prova impressa e, apesar de ser feita em computador, os participantes deverão levar caneta esferográfica de tubo transparente da cor preta para escrever a redação, que será feita no papel.

News de tecnologia e negócios Deixei seu email aqui, e welcome to the Jungle.
Enem 2020: gabarito oficial será divulgado hoje