Rede 6G mudará o mercado com velocidades acima de 1 Tbps

1 min de leitura
Imagem de: Rede 6G mudará o mercado com velocidades acima de 1 Tbps
Imagem: Venture Beat

Na última segunda-feira (18), um relatório publicado pela empresa chinesa de análises Counterpoint Research afirmou novidades promissoras para a vindoura rede de transmissão 6G. De acordo com o documento, as taxas de transmissão atingirão velocidades acima de 1 Tbps, ou 1000 Gbps, superando com grande vantagem o atual recorde do 5G, capaz de alcançar em seu máximo "apenas" 10 Gbps. Inovadora, a tecnologia tem lançamento esperado para o final da década e deve inovar o mercado.

Nesse contexto, o relatório detalha algumas das possíveis aplicações para a nova modalidade de transmissão que podem influenciar diretamente a economia, tais como: latência de microssegundos, que permitirá o controle em tempo real de maquinários e robôs; transmissões de mídias em resoluções de até 16K, ou 15360 × 8640 pixels e transporte sem fio de imagens e vídeos holográficos (conhecido como holoportation), entre outros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, a Counterpoint Research também prevê alguns desafios na implementação do sistema, principalmente se tratando da tecnologia necessária nos equipamentos de transmissão da rede 6G. A novidade exigirá dispositivos com melhor eficiência energética, canais Line of Sight (LoS), IA adequada para otimizar as transmissões e metamateriais para a construção das antenas capazes de trabalhar no espectro planejado da rede, entre 300 GHz e 3 THz (TeraHertz).

Possíveis aplicações da rede 6G, segundo o relatório. (Fonte: Counterpoint Research / Reprodução)Possíveis aplicações da rede 6G, segundo o relatório. (Fonte: Counterpoint Research / Reprodução)Fonte:  Counterpoint Research 

Apesar do planejamento da Cúpula do 6G estimar que a tecnologia deve chegar apenas em 2030, considerando que o 5G está apenas caminhando seus primeiros passos, grandes empresas do mercado internacional já trabalham para adiantar seu lançamento — entre elas está a Samsung, que promete sua implementação até 2028. Similarmente, a China também está trabalhando na tecnologia e já lançou seu satélite da rede 6G para acelerar a corrida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.