Holoportation: Microsoft criou seu próprio comunicador holográfico [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Holoportation: Microsoft criou seu próprio comunicador holográfico [vídeo]
Imagem: Microsoft Research

Comunicar-se com outras pessoas como ocorre entre os personagens de Star Wars pode deixar de ser apenas um sonho em um futuro não muito distante – mesmo que com algumas limitações. Ao menos isso se depender de um novo projeto da Microsoft Research, chamado Holoportation, que tem como objetivo levar as videoconferências a um novo nível.

Essa nova tecnologia, como muitos devem ter imaginado pelo nome, consiste na criação de um “holograma” em tamanho real, que permite a duas pessoas, por exemplo, se verem em um mesmo cômodo. Há apenas um pequeno “porém” nessa história: no lugar de criar projeções em pleno ar, a Microsoft contou com a ajuda do HoloLens para fazer versões virtuais tridimensionais das pessoas e objetos no cenário.

O resultado, como você pode ver no vídeo abaixo, é uma tecnologia bastante interessante. Embora gere modelos 3D que não são nem de longe detalhados como um personagem dos games, eles são consideravelmente bem feitos e acompanham as ações das pessoas com um atraso mínimo.

Como se não fosse suficiente, o Holoportation também grava tudo o que acontece na conversa para que você possa rever a cena quando desejar – e ainda é possível alterar o tamanho da exibição para conseguir assistir a gravação em cima de sua mesa, por exemplo.

Limitada, por enquanto

Para fazer tudo isso funcionar, no entanto, é preciso uma enorme preparação. Além dos HoloLens usados de cada lado da conversa, é necessário instalar uma dezena de câmeras e sensores para capturar os movimentos dos usuários – bem como um computador capaz de processar tudo isso em tempo real. Considerando só o preço dos óculos, não é preciso dizer, com isso, que essa brincadeira seria quase inviável para a grande maioria das pessoas pelo preço de todo o equipamento.

Mesmo assim, se isso chegar ao próprio HoloLens, não seria surpresa se algumas empresas decidissem usar essa tecnologia para suas próximas conferências através do mundo.

Você acha que a holografia será comum, no futuro? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.