5G: Huawei domina patentes de tecnologias sem fio em 2020

1 min de leitura
Imagem de: 5G: Huawei domina patentes de tecnologias sem fio em 2020
Imagem: Huawei
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Huawei é a líder no ranking de empresas com mais patentes de tecnologias de comunicação sem fio, de acordo com um relatório produzido pela IncoPat com dados de janeiro a outubro de 2020.

A fabricante chinesa solicitou no período o registro de 8.607 patentes no segmento, contra 5.807 projetos da segunda colocada, a norte-americana Qualcomm. A também chinesa Oppo aparece em terceiro, com 5.353 pedidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entre as patentes, destacam-se um alto número de tecnologias relacionadas à conectividade móvel de nova geração, o 5G, além de recursos de inteligência artificial. A Huawei ainda ficou em primeiro lugar na quantidade de contribuições à organização 3GPP, que cria padrões de telecomunicações em telefonia.

Crise e oportunidade

O relatório aponta ainda o domínio dos países: China e EUA somam 32% das propriedades intelectuais solicitadas, com Japão (15%) e Coreia do Sul (7%) em sequência.

O desempenho da Huawei fica ainda mais impressionante quando o fator político é levado em conta: a empresa está em guerra comercial contra os Estados Unidos há mais de um ano por acusações de espionagem e sofre sanções em diversos setores, inclusive na conectividade 5G.

E não é apenas uma empresa que está forte no mercado: segundo o South China Morning Post, o governo local já construiu 700 mil estações-base do 5G só em 2020, ultrapassando até a meta inicialmente estipulada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.