Como funciona o PicPay?

3 min de leitura
Imagem de: Como funciona o PicPay?
Avatar do autor

Graças à internet, o setor financeiro recebeu diferentes formas de investir, transferir e gerenciar seu dinheiro. O Nubank é um exemplo de utilidade e sucesso entre o público brasileiro graças a esse avanço. Agora, mais recentemente, o PicPay também entrou para o hall de aplicativos financeiros com várias funcionalidades vantajosas para usar no dia a dia.

.  Picpay/Divulgação 

Assim, o TecMundo separou as principais informações sobre as ferramentas e possibilidades desse aplicativo de pagamentos online. Quer saber como funciona o PicPay? Acompanhe a gente.

Começando pelas funções básicas

A maioria das pessoas conheceram o PicPay mais recentemente, mas ele foi lançado em 2012. Antes de ser um aplicativo, ele também é uma fintech, ou seja, uma startup focada em soluções financeiras, mas não funcionando como um banco.

.  Picpay/Divulgação 

Ele trabalha como uma carteira virtual em que você deposita dinheiro de suas contas bancárias tanto para pagar seus amigos com transferências rápidas e simples como para pagar boletos e receber pagamentos.

Além disso, é possível cadastrar cartões de crédito para usá-los como pagamento em diversos tipos de lojas, pagar boletos (com uma alíquota de juros dependendo das parcelas) e até mesmo para transferir para seus amigos e conhecidos, facilitando na hora de rachar a conta ou fazer vaquinhas.

Inclusive, há planos para empresas também, que mudam as vantagens ao receber pagamentos, como aumentar o valor total recebido do mês de R$800 para ilimitado. Porém, a versão PRO cobra 1,99% por pagamento recebido.

(Fonte: Captura de tela realizada pelo autor/Reprodução)(Fonte: Captura de tela realizada pelo autor/Reprodução)Fonte:  Picpay/Reprodução 

Outras funções extras incluem:

  • recarga de celular;

  • pagamento de contas de luz, água e até mesmo parcelar boletos;

  • pagamento nas maquininhas da Cielo, Getnet e Rede escaneando o QR Code;

  • troca de saldo por cartões da Google Play, Steam, Xbox, PlayStation Store, além de créditos para LoL e Free Fire;

  • uso de saldo para cartões do Ifood, Uber pré-pago e cartão de transporte para algumas cidades.

Como criar uma conta no PicPay

(Fonte: Captura de tela realizada pelo autor/Reprodução)(Fonte: Captura de tela realizada pelo autor/Reprodução)Fonte:  Picpay/Reprodução 

  • Abra o aplicativo e crie uma conta usando seus dados pessoais: nome e sobrenome verdadeiros, CPF, data de nascimento, número do celular, e-mail, nome de conta e senha (se você quiser validar sua conta precisará enviar alguns dados extras, como uma foto sua e do seu documento para comprovar).

  • Agora que você tem acesso, vá até "Ajustes > Conta Bancária" e adicione os dados da sua conta, agência e banco.

  • Na mesma tela de "Ajustes", vá até "Meus endereços" e insira os dados da sua residência. Eles são necessários para validar transações que pedem endereço de cobrança.

  • Para finalizar, acesse "Carteira > Adicionar cartão de crédito" (você pode digitar manualmente ou escanear os dados com a câmera do celular). Assim, sempre que você precisar realizar um pagamento e não quiser usar o saldo da sua carteira, pode usar diretamente o cartão.

Começando a usar o PicPay em seus pagamentos

Uma das melhores vantagens do PicPay é o cashback ou "dinheiro de volta". Alguns pagamentos que você realiza, tanto de boletos (quando há promoções) como de estabelecimentos retornam um valor para a sua carteira, mesmo se você pagar com cartão de crédito.

Até mesmo no início, você pode usar o código de indicação de um amigo para se cadastrar no PicPay. Assim, vocês dois ganham R$ 10 de volta na carteira quando gastarem no cartão de crédito. Agora que você tem cadastro, também pode indicar outros amigos, que você recebe o mesmo valor por cada cadastro.

(Fonte: Captura de tela realizada pelo autor/Reprodução)(Fonte: Captura de tela realizada pelo autor/Reprodução)Fonte:  Picpay/Reprodução 

Porém, só esse saldo pode não ser suficiente para usar o app ao máximo. Para fazer pagamentos e realizar transferências, é preciso colocar dinheiro na carteira. Para isso:

  • Acesse "Carteira > Adicionar".

  • Escolha a forma como você deseja adicionar saldo. Pode ser por boleto bancário, DOC/TED ou transferência para correntistas do Banco Original.

  • Escolha um valor e confirme. Dependendo do método escolhido, o dinheiro poderá cair imediatamente ou em até dois dias úteis.

  • Ainda na carteira, você pode retirar o saldo também, como no caso de dinheiro que retornou das suas compras.

Para realizar qualquer pagamento você pode acessar a página "Pagar" e usar o QR Code no canto superior esquerdo da tela ou acessar um dos lugares da lista. Em "Início", você pode buscar pelo perfil de um amigo seu e pagar diretamente.

News de tecnologia e negócios Deixei seu email aqui, e welcome to the Jungle.
Como funciona o PicPay?