John McAfee, criador do antivírus, é preso por sonegação fiscal

1 min de leitura
Imagem de: John McAfee, criador do antivírus, é preso por sonegação fiscal
Imagem: Bitcoin News

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou que John McAfee, criador do antivírus que leva seu nome, foi preso na Espanha quando tentava embarcar para a Turquia. Ele foi formalmente acusado por sonegação fiscal.

Após a prisão, a Divisão de Impostos dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) tornou pública uma acusação de 15 de junho segundo a qual McAfee não teria apresentado suas declarações de imposto de renda de 2014 a 2018, apesar de ter faturado milhões com criptomoedas, serviços de consultoria, palestras e venda dos direitos da história de sua vida para um documentário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Especificamente sobre as criptomoedas, a SEC detalhou em um comunicado à imprensa que a sonegação se refere a ofertas iniciais de moedas (ICOs) promovidas por McAfee via Twitter sem que ele revelasse que estava recebendo até US$ 23 milhões por isso.

Acusado de ajudar a transferir e converter em dinheiro as criptomoedas recebidas, Jimmy Watson Jr., guarda-costas do empresário, foi indiciado como cúmplice no processo.

26 anos de prisão

Tuíte de McAfee da prisão em Belize em 2012 (Fonte: John McAfee/Twitter/Reprodução)McAfee na prisão em Belize em 2012. (Fonte: John McAfee/Twitter/Reprodução)Fonte:  John McAfee/Twitter 

Se condenado à pena máxima por todas as acusações que lhe são imputadas, McAfee pode pegar 26 anos de prisão, sendo 5 por cada indiciamento e 1 pelo crime de não ter apresentado suas declarações de imposto de renda. Ele ficará detido na Espanha até ser extraditado para os Estados Unidos.

Após vender seu antivírus e a suíte de produtos de segurança em 2001, McAfee fez diversos investimentos, como empresas farmacêuticas, propriedades de luxo e incubadoras de startups ligadas a segurança corporativa e smartphones. Além dos processos fiscais, o controvertido milionário enfrenta problemas legais, como a suspeita de ter matado um homem a tiros em Belize em 2012, posse e fabricação de drogas, entrada ilegal na Guatemala e direção sob efeito de álcool.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.