Google pode ser alvo do maior processo antitruste em 20 anos

1 min de leitura
Imagem de: Google pode ser alvo do maior processo antitruste em 20 anos
Imagem: https://unsplash.com/photos/T0qYg2nPUWM
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Ser uma grande companhia de tecnologia nos Estados Unidos não é uma tarefa fácil. Nos últimos anos, várias empresas se envolveram em escândalos relacionados a corrupção, vazamento de dados e outros problemas. Agora, a Google poderá ser processada pelo governo e pelos estados norte-americanos em duas ações antitruste.

Práticas de competição de mercado

A investigação antitruste direcionada às "plataformas online líderes de mercado" do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ, na sigla em inglês) teve início há pouco mais de 1 ano, mas o órgão não havia divulgado a lista de empresas que seriam analisadas. Especialistas no assunto passaram a considerar a Google como uma das companhias-alvo logo de imediato, o que foi comprovado em setembro do ano passado quando ela admitiu estar sendo investigada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Google pode enfrentar dois grandes processos por suas práticas de competição de mercado.Google pode enfrentar dois grandes processos por suas práticas de competição de mercado.Fonte:  Unsplash/Nathana Rebouças/Reprodução 

Na mesma época, um grupo de procuradores-gerais que representam 50 estados e territórios dos EUA também abriu uma investigação antitruste conjunta contra a Google. Aparentemente, esse inquérito tem foco nos negócios de publicidade da companhia, enquanto a investigação do DOJ visa às operações relacionadas à ferramenta de busca da empresa.

Em paralelo, o procurador-geral dos EUA, William Barr, deseja que uma das ações antitruste contra a Google seja arquivada, talvez ainda neste mês, mesmo que haja alguma resistência dentro da Divisão Antitruste do DOJ. Assim como outros republicanos, ele pretende concluir a articulação o mais rápido possível, a fim de gerar notícias positivas para o Governo Trump antes das eleições. Já os democratas preferem que o caso seja estudado de forma mais lenta e abrangente.

Os estados ainda têm a opção de aderir ao caso federal, manter o próprio processo, entrar com um processo extra ou desistir de ambos.

Enquanto isso, a Google enfrenta outras investigações por supostas práticas desleais de concorrência dentro e fora dos EUA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.