Fibra óptica cresce rápido no Brasil e chega a 98% dos municípios

1 min de leitura
Imagem de: Fibra óptica cresce rápido no Brasil e chega a 98% dos municípios
Imagem: https://unsplash.com/photos/1xIN4FMR78A

Nos últimos três anos, a banda larga via fibra óptica cresceu significativamente no Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de 2017 até 2020, o número de acessos à internet por meio dessa tecnologia cresceu quase cinco vezes.

Todos os 5.570 municípios do país já possuem algum provedor de acesso à banda larga, sendo que em 98,8% (5.502) deles já há a disponibilidade da fibra óptica mesmo que de forma limitada. São 32,6 milhões de acessos à banda larga, e a fibra atende a praticamente um terço desse total.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fibra óptica e o futuro da internet

A fibra óptica é imprescindível para o futuro das infraestruturas de internet. A tecnologia vai possibilitar a implantação do 5G, o novo padrão de redes móveis, e também servirá como base de serviços como a IoT (Internet das Coisas) e a Indústria 4.0. A tecnologia possui características técnicas que a tornam superior aos demais meios de transmissão em termos de distância, perdas, velocidade e transferência de dados.

O crescimento da demanda pelo acesso via fibra favoreceu a popularização da tecnologia, que, hoje, já possui custos bem atraentes.

De acordo com Marco Paulo Giannetti coordenador técnico da Fibracem, uma empresa de telecomunicações com sede em Pinhais (Grande Curitiba), os pequenos provedores de internet são os responsáveis pela disseminação da fibra óptica. Hoje, essas empresas menores possuem mais da metade da participação de mercado de banda larga via fibra.

Além dos provedores locais, gigantes do setor também estão se esforçando para migrar sua base a fibra. A Oi anunciou nesta semana que passará a oferecer novas opções de velocidade via fibra óptica, chegando até a 1 Gbps. Atualmente, a companhia vende somente um plano para essa tecnologia com 200 Mbps.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.