Provedores regionais lideram mercado de banda larga no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Provedores regionais lideram mercado de banda larga no Brasil

Os pequenos provedores de internet encerraram o ano de 2019 como o principal grupo fornecedor de banda larga fixa no Brasil, contando com um total de 9,88 milhões de conexões realizadas, de acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Este número representa um acréscimo de 32,5% em relação ao total de acessos via banda fixa registrados no ano de 2018, quando o grupo responsável por levar a internet para as regiões mais afastadas do país encerrou a temporada com 7,45 milhões de conexões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O total de pontos de acesso registrados por este agrupamento o coloca à frente da Claro, empresa que lidera o mercado no ranking individual das operadoras, tendo encerrado o ano de 2019 com 9,6 milhões de conexões ativas, conforme a Anatel.

São mais de 32 milhões de pontos de acesso fixo ativos no Brasil. (Fonte: Pixabay)

Ainda de acordo com a agência, o total de conexões fixas no Brasil, ativadas até o final de 2019, é de 32,6 milhões, considerando todos os grupos atuantes no mercado. Na comparação com 2018, o número de contratos deste tipo de serviço teve uma alta de 4,5%.

Mercado maior na região Norte

A banda larga disponibilizada pelas empresas de menor porte aparece em destaque na região Norte, onde a diferença entre o número de conexões estabelecidas entre dezembro de 2018 e dezembro de 2019 aumentou em 44,1%.

Em segundo lugar vem a região Sul, cujo crescimento no número de pontos de acesso foi de 33,2% no mesmo período, seguida pelo Nordeste (32,4%). As regiões Sudeste e Centro-Oeste aparecem na quarta e na quinta posições, com 32% e 28,1%, respectivamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.