Procura por TV por assinatura e banda larga aumentou no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Procura por TV por assinatura e banda larga aumentou no Brasil
Imagem: Pexels

Uma pesquisa realizada pelo site Melhor Plano revela que a pandemia do coronavírus ampliou a busca por TV por assinatura e banda larga no Brasil. O comparativo se refere aos períodos anteriores e durante a aderência ao isolamento social em território nacional, de 26 de fevereiro a 13 de março e 14 a 30 de março, respectivamente.

Com base em dados do Google Trends, a busca pelo termo “TV por assinatura” aumentou 36%, enquanto “TV pré-pago” cresceu 32%. O estudo ainda apontou que, além da necessidade de ficar mais tempo em casa, essa procura seria reflexo da abertura de sinal anunciada por várias operadoras atuantes no país, a partir de 15 de março.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Gráfico indica mudança em busca por TV por assinatura no país.Gráfico indica mudança em busca por TV por assinatura no país.Fonte:  Melhor Plano/Reprodução 

O Melhor Plano também revelou o incremento de interesse por temas, como “planos Netflix”, “internet rural” e “pay per view” — esse último devido ao Big Brother Brasil 20. Já a expressão “como aumentar a velocidade da internet?”, foi ampliada em 404% no Google e 101%, no site de comparação.

Demonstrativo de busca de outros termos no período de isolamento social.Demonstrativo de busca de outros termos no período de isolamento social.Fonte:  Melhor Plano/Reprodução 

A explicação, mais uma vez, seria o sobrecarregamento da infraestrutura da rede em esfera nacional durante a quarentena e consequente mudança de rotina dos brasileiros. Isso porque muitos passaram a trabalhar em regime home office e, portanto, usar mais WiFi e pacote de dados móveis.

No caminho inverso, esteve o interesse por planos de celular, que caiu 20% na plataforma Melhor plano, enquanto a intenção de contratar esse tipo de serviço diminuiu 11,9% quanto ao período anterior à confirmação do coronavírus no país.

A procura por planos de celular reduziu no país.A procura por planos de celular reduziu no país.Fonte:  Melhor Plano/Reprodução 

A pesquisa destacou que essa redução pode ser maior e chegar a 36,2%, quando esses dados foram avaliados separadamente, de acordo com cada operadora, como Claro, TIM, Nextel, Oi e Vivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.