GoPro demite 200 funcionários e CEO fica sem salário até 2021

1 min de leitura
Imagem de: GoPro demite 200 funcionários e CEO fica sem salário até 2021

A fabricante de action cams GoPro anunciou nesta quarta-feira (15) uma série de medidas de reestruturação da companhia em tempos de novo coronavírus. O objetivo é não só reduzir o impacto financeiro causado pela pandemia, mas também aproveitar o momento para fazer alterações já planejadas nos negócios.

Para começar, 200 funcionários foram dispensados — o que significa mais de 20% do efetivo atual da companhia. Além disso, os escritórios foram reduzidos onde havia essa possibilidade e gastos corporativos previstos para 2020 e 2021 também foram enxugados. O próprio CEO e fundador da companhia, Nicholas Woodman, dispensou o seu salário até o final deste ano. O conselho diretor da companhia também voluntariamente deixará de receber compensações financeiras de 2020.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Todas essas mudanças fazem parte de um plano anteriormente estabelecido pela companhia, mas antecipado por causa da pandemia: a mudança da maioria do seu modelo de negócios para o comércio direto para o consumidor. O principal motivo que levou a marca a fazer isso é a "influência negativa" da covid-19 na rede de distribuição da GoPro, ou seja, problemas de abastecimento no varejo e em parceiros de distribuição. Entretanto, a empresa garante que vai continuar vendendo seus produtos em estabelecimentos de terceiros em alguns mercados selecionados, onde o consumidor já declarou preferir compras offline ou indiretas.

Novas previsões financeiras

Segundo a empresa, essas medidas não vão afetar o calendário de lançamentos de hardware, software e serviços de assinatura planejados para smartphones e câmeras. Os mais recentes lançamentos da empresa no setor mais consagrado da marca são os modelos Hero 8 e GoProMax.

Entretanto, ela remodelou o seu planejamento financeiro para o ano fiscal já com os impactos gerados. A receita gerada em vendas no primeiro trimestre de 2020, por exemplo, será apenas de US$ 119 milhões — bem abaixo do mesmo período do ano passado, quando ela gerou US$ 528 milhões no setor. Mais informações podem ser encontradas no comunicado oficial da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.