China testa sistema similar ao PIX para lançar moeda digital

1 min de leitura
Imagem de: China testa sistema similar ao PIX para lançar moeda digital
Imagem: Deposit Photos
Avatar do autor

Após cinco anos de silêncio, em agosto do ano passado, a China divulgou algumas informações sobre seu plano econômico voltado para o lançamento de uma moeda digital. Em adição a isso, o banco central do país (Banco Popular da China) recentemente autorizou o início dos testes de um sistema de pagamento similar ao brasileiro PIX. Essa novidade pode indicar que a tal moeda chinesa será lançada em breve.

A revista Forbes relatou há alguns meses que a China optaria por uma estratégia em duas etapas. Nesta estratégia, o Banco Popular da China desenvolveria uma moeda digital que seria distribuída logo em seguida para as principais instituições financeiras do país, incluindo os 5 maiores bancos do país e associados ao Union Pay, além de grandes empresas de tecnologia, como o Alibaba e o Tencent.

Esse sistema de pagamento, que atualmente está restrito a um grupo seleto de credores, inclui carteiras digitais com uma série de funcionalidades; como conversão entre dinheiro e tokens digitais; consulta de saldo da conta; pagamentos e remessas.

a  Wccftech/Reprodução 

Objetivos do governo chinês

Em 2019, o chefe da Divisão de Pagamentos e Acordos do Banco Popular da China, Mu Changchun, foi a público explicar um pouco mais sobre como a moeda seria implementada.

O executivo informou que, apesar de a tecnologia blockchain ser uma de suas bases, o governo chinês decidiu dispensar a descentralização geralmente aplicada a criptomoedas.

A intenção da China é implementar uma capacidade de processamento de até 300 mil transações por segundo, o que não seria possível se a estrutura de blockchain fosse totalmente aplicada. Com isso, o governo chinês vai conseguir ter mais controle sobre as transações que, aliás, devem ter um fluxo bem alto.

A tal moeda digital será lastreada no yuan e permitirá o uso internacional. O governo chinês espera que alguns objetivos econômicos sejam alcançados com esse plano, como proteger sua soberania monetária diante da Libra do Facebook e economizar na circulação de altas quantidades de papel-moeda no país.

News de tecnologia e negócios Deixei seu email aqui, e welcome to the Jungle.
China testa sistema similar ao PIX para lançar moeda digital