Governo confirma que moeda digital da China está 'quase pronta'

1 min de leitura
Imagem de: Governo confirma que moeda digital da China está 'quase pronta'

O governo da China está muito próximo de colocar em prática um plano que já estava há cinco anos em desenvolvimento: uma moeda digital. O anúncio foi realizado pelo banco central do país, durante o encontro do China Finance 40 Group.

Segundo o chefe da Divisão de Pagamentos e Acordos do Banco Popular da China, Mu Changchun, o protótipo da moeda digital para circulação já existe e está perto de ser colocado em prática. Nenhuma data foi divulgada, mas essa é a informação mais concreta desde 2014, quando uma equipe foi montada no governo para desenvolver o projeto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como ela funciona?

Apesar de ter na tecnologia do blockchain uma de suas bases, essa é apenas uma das estruturas que será usada, já que a quantidade de transações deve ser bastante alta. Por isso, a descentralização característica de criptomoedas não será repetida aqui: pelo contrário, a ideia do governo chinês é ter mais controle sobre as transações.

A tal moeda será integrada com o yuan e terá uso internacional possível, além de integrações com outras instituições além da estatal. "O Banco Popular é o nível superior e os bancos comerciais são o segundo nível. Esse sistema duplo de entrega se adequa às nossas condições naturais. Ele pode usar recursos existentes para mobilizar o entusiasmo dos bancos comerciais e gradativamente melhorar a aceitação da moeda digital", afirma o executivo.

O lançamento da moeda digital tem vários objetivos. Para começar, é uma forma de economizar na circulação de altas quantidades de papel-moeda no país. Além disso, ela indica uma transição para plataformas virtuais integradas — algo que pode acontecer com a Libra, do Facebook, por exemplo.

Por fim, a adoção da plataforma tecnológica pode voltar a impulsionar o yuan, que está em desvalorização atualmente.Vale lembrar que o governo local nunca foi fã de criptomoedas e até já baniu a mineração por lá, algo que hoje parece uma decisão bastante estratégica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.