Operadoras descumprem meta e deixam 47 mil brasileiros no 2G

1 min de leitura
Imagem de: Operadoras descumprem meta e deixam 47 mil brasileiros no 2G
Imagem: http://www.blogcoisanossape.com/2016/03/tec-rede-2g-edge-3g-o-que-isso-muda-no.html
Avatar do autor

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) havia estabelecido que, até o dia 31 de dezembro de 2019, todos os municípios brasileiros deveriam possuir cobertura de redes 3G, no mínimo. No entanto, até o final de março de 2020, as operadoras não cumpriram completamente com a determinação da agência, e pouco mais de 47 mil cidadãos ainda estão limitados à tecnologia 2G.

Segundo a Anatel, ao todo, são oito pequenas cidades esquecidas pelas operadoras que atuam no Brasil, totalizando, de acordo com o IBGE, 47.224 cidadãos (dados de 2019). Embora isso represente apenas 0,02% da população brasileira, ainda são pessoas privadas de se comunicar e ter acesso à informação (entre outros), caso não estejam conectadas a uma rede Wi-Fi fixa.

  • Aporé (GO)
  • Cocalinho (MT)
  • Combinado (TO)
  • Muçum (RS)
  • Nova Ubiratã (MT)
  • Ouro Branco (RN)
  • Solidão (PE)
  • Tabaí (RS)

Celulares usados na era da tecnologia 2G. (Fonte: Red Users/Reprodução)Celulares usados na era da tecnologia 2G. (Fonte: Red Users/Reprodução)Fonte:  Red Users 

A tecnologia 2G foi introduzida nos anos 1990 e possui velocidade máxima de download de apenas 400 kilobits por segundo. Hoje em dia, isso não é suficiente para nenhuma aplicação online. Sendo assim, podemos dizer que todas essas pessoas levam suas vidas sem acesso móvel à internet.

A Anatel havia determinado que até o final de 2019, pelo menos uma operadora brasileira deveria fornecer o 3G para todas as cidades do país, já que a meta de cobrir todos os municípios com pelo menos 30 mil habitantes tinha sido atingida. Mas até agora isso não ocorreu.

Embora o 3G esteja obsoleto, se essas oito cidades já tivessem cobertura dessa tecnologia, os habitantes poderiam, ao menos, realizar atividades básicas por meio da internet móvel, como se comunicar com apps de chat.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Operadoras descumprem meta e deixam 47 mil brasileiros no 2G