Anatel faz reunião urgente com empresas de internet e streaming

1 min de leitura
Imagem de: Anatel faz reunião urgente com empresas de internet e streaming
Imagem: Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) convocou uma reunião extraordinária para esta terça-feira (24) com o objetivo de avaliar o cenário brasileiro de consumo de internet e tráfego em redes digitais. A informação é do site Telesíntese.

Além de representantes das principais operadoras do país, a reunião terá a presença de empresas de streaming que consomem uma alta quantidade de banda — como Netflix — ou detectaram um crescimento considerável em acessos nos últimos dias, como serviços de Google e Facebook. Alguns sindicatos e associações que representam certos segmentos do mercado também foram convidados, assim como o NIC.Br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os participantes integram o comitê Gestão de Riscos e Acompanhamento do Desempenho das Redes de Telecomunicações, que vai monitorar e tomar decisões a respeito da qualidade da conexão no país e em diferentes serviços. Em um encontro realizado na última sexta-feira (20), Anatel e operadoras já haviam se comprometido a manter o Brasil conectado durante o momento de isolamento forçado e pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Novo perfil

No encontro, as companhias que oferecem serviços online devem apresentar relatórios que indicam a mudança do perfil de consumo do usuário, seja por mais tempo livre ou por teletrabalho e aulas online. Além disso, devem ser levados em conta eventuais riscos que podem prejudicar a conexão no período, como queda de sistemas e necessidade de redução de velocidade em conexões.

A Netflix já estuda a redução da qualidade do streaming no país e até sofreu estabilidades recentemente. Já o Facebook notou um aumento considerável no uso dos seus mensageiros, inclusive para fazer videoconferências.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.