Pesquisa revela que técnica de brainstorming pode ser furada

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa revela que técnica de brainstorming pode ser furada

Uma pesquisa encomendada pela empresa holandesa de compartilhamento de arquivos, WeTransfer, revelou que o brainstorming não é tão eficaz como se pensava na hora de desenvolver os processos criativos dos indivíduos. O brainstorming, ou tempestade de ideias, é uma técnica usada para potencializar a capacidade de criação das pessoas, geralmente realizada em equipe.

O estudo foi feito com 20 mil participantes de 197 países, que dependem essencialmente de sua criatividade em suas atividades profissionais, como músicos, escritores, fotógrafos, criadores de podcasts, entre outros. A maioria deles afirmou que o brainstorming é praticamente inútil quando há a necessidade de solucionar um desafio de forma criativa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Pixabay/Reprodução

Se isolar é importante para a criatividade

Rob Alderson, ex-editor chefe da WeTransfer, observou que há um pensamento comum de que a criatividade é melhor trabalhada quando há a colaboração entre vários membros de uma equipe. “Isso pode funcionar bem na hora de gerar novas ideias, mas não para moldá-las primordialmente”, disse Alderson. Para ele, pessoas isoladas, com o tempo e o espaço adequados, estarão muito mais propensas a ter ideias criativas de qualidade.

Reuniões de trabalho não são tão eficazes

Muitas vezes, reuniões são convocadas para que as pessoas tenham ideias a fim de solucionar determinado desafio. O problema é que essas reuniões não dão tempo para os participantes arquitetarem seus próprios pensamentos.

Alex Osborn, executivo publicitário que popularizou o brainstorming, ressaltava os benefícios da solidão e do isolamento das distrações para o processo criativo das pessoas. A imaginação individual é indispensável.

A pesquisa da WeTransfer sugere que as reuniões obrigatórias são o maior bloqueio da criatividade, de acordo com o que foi relatado por 42% dos entrevistados. A obrigação do trabalho, adicionada às tarefas administrativas exigidas, agem como uma barreira para o desenvolvimento de ideias.

Esse número é bastante preocupante se considerarmos os segmentos profissionais dos participantes do estudo, cujas carreiras podem ser impulsionadas ou abaladas, mediante sua capacidade de criação.

De qualquer forma, se o brainstorming não resulta, necessariamente, em boas ideias, um estudo da Universidade de Illinois do Norte destaca a importância da técnica para fortalecer as relações entre os integrantes de uma equipe.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.