Câmeras da Xiaomi estavam vazando fotos de usuários

1 min de leitura
Imagem de: Câmeras da Xiaomi estavam vazando fotos de usuários
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Uma falha na integração entre as câmeras inteligentes Xiaomi Mijia e o Google Nest Hub resultou no vazamento de imagens de vários usuários nos últimos dias, conforme relatos publicados no Reddit, na última quinta-feira (2).

Alguns proprietários das câmeras da Xiaomi disseram ter recebido imagens aleatórias de outras pessoas ao tentar conectá-las ao aparelho da Google. Nas postagens, foram mostradas fotos de um bebê no berço e um senhor dormindo aparentemente na cozinha, entre outras, que ficaram disponíveis para quem não devia ter acesso a elas.

Depois da repercussão do problema nas redes sociais, a fabricante chinesa confirmou o problema por meio de nota enviada ao XDA, na qual pede desculpas pelo inconveniente aos usuários do produto e dá detalhes sobre o que teria acontecido.

Esta imagem foi recebida por um usuário que estava em outra casa. (Fonte: XDA/Reprodução)

Segundo a Xiaomi, a falha aconteceu devido a uma atualização de cache realizada no dia 26 de dezembro de 2019, cuja função era melhorar a qualidade do streaming da câmera. Ela revelou ainda que 1.044 usuários tiveram o problema, mas apenas alguns deles foram realmente afetados, além de confirmar que o erro já foi corrigido.

Google desativou integração com aparelhos da Xiaomi

Também ciente do problema, a Google interrompeu temporariamente a integração do Google Assistente com os produtos inteligentes da linha Mi Home, incluindo lâmpadas e outros dispositivos, além das câmeras, para não afetar a privacidade dos usuários, segundo o XDA.

Apesar de a Xiaomi dizer que a falha foi corrigida, a integração com o Google Nest Hub seguirá desativada até a “causa raiz ser completamente resolvida, para garantir que esses problemas não ocorram novamente”, conforme relatado na nota da gigante chinesa.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Câmeras da Xiaomi estavam vazando fotos de usuários