menu
Logo TecMundo
The BRIEF

iPhone: Apple amplia mercado na Europa mas perde nos EUA e na China

Em apenas uma semana, iPhone 11 impulsionou as vendas da marca em mercados importantes, como Austrália e Japão, mas não Estados Unidos e China

schedule29/10/2019, às 07:30

Fonte:

Imagem de iPhone: Apple amplia mercado na Europa mas perde nos EUA e na China no tecmundo

Mesmo considerando-se apenas uma semana de vendas da nova linha de iPhones 11, o novo smartphone da Apple ajudou a empresa a conquistar mercado na Europa (o mais ambicionado pelas concorrentes asiáticas), na Austrália e no Japão, mas sua participação vem encolhendo tanto no seu quintal como na China. A revelação vem do relatório da principal empresa de dados, insights e consultoria do mundo, a Kantar, sobre o terceiro trimestre de 2019.

Mesmo comemorando o sucesso do lançamento da nova linha de iPhones (obrigando, inclusive, a fabricante americana a aumentar a produção para atender a demanda crescente pela nova série), a Apple viu sua participação na China (que é o maior mercado de smartphones do mundo) encolher 1,3% (de 18,9% para 17,6%). Isso se explica não apenas pelo sentimento de nacionalismo frente à guerra comercial entre China e EUA como pelos preços dos iPhones, que estão se tornando proibitivos no mercado chinês.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Por outro lado, as marcas chinesas, que têm se destacado por suas inovações (às vezes, por força das circunstâncias), detêm 79,3% do mercado chinês. Huawei e sua subsidiária Honor representaram 46,8% de participação de vendas, mantendo sua posição dominante em relação ao trimestre anterior.

Participação iOS sobe em todos os mercados, menos nos EUA e na China. (FOnte: Kantar/Reprodução)

iPhones ainda dominam o mercado americano

No mercado americano, a Apple viu sua participação cair 2% (de 38,1% para 36,1%), mas a marca ainda domina o segmento de smartphones. Se China e EUA se mostraram desapontadores, outros mercados registraram fôlego excepcional para aparelhos Apple. A participação da empresa na França, Alemanha, Itália, Espanha e no Reino Unido (os cinco maiores mercados europeus) cresceu de 16,9% para 18,9%.

O relatório da Kantar mostrou que a fatia da Apple também está maior na Austrália (de 35,4% para 39,6%) e no Japão (um aumento surpreendente de 28,6% para para 39,9%).

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.