Faixa de 700 MHz finalmente será liberada para o 4G em todo o Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Faixa de 700 MHz finalmente será liberada para o 4G em todo o Brasil

O Brasil agora terá todo o território nacional liberado para a utilização da banda de 700 MHz na tecnologia de conectividade móvel do 4G. A confirmação veio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em uma reunião realizada na última terça-feira (18).

No encontro, a Anatel confirmou a liberação da faixa com o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), presidido por um dos conselheiro da agência, Moisés Moreira. Além dele, participam representantes do Ministério das Comunicações e das empresas que adquiriram a faixa de 700 MHz em leilões realizados anteriormente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Frequência liberada

A única região que faltava era a de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, que agora está com a frequência liberada. Isso significa que todos os municípios do País podem oferecer telefonia móvel e internet 4G, de acordo com a infraestrutura e as operadoras disponíveis no local.

Anteriormente, a faixa dos 700 MHz era utilizada para a transmissão de televisão analógica, mas começou a ser disponibilizada aos poucos no Brasil a partir de 2018, começando pelas capitais. Ela é mais rápida do que as demais utilizadas pela mesma tecnologia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.