Acabou: Google vai encerrar o YouTube Gaming no dia 30

1 min de leitura
Imagem de: Acabou: Google vai encerrar o YouTube Gaming no dia 30
Avatar do autor

O YouTube Gaming, divisão do site de vídeos da Google voltada para jogos, será oficialmente descontinuado na quinta-feira (30). O fim da plataforma já havia sido anunciado em setembro do ano passado, assim como outras reformulações no serviço.

Lançado em 2015, o YouTube Gaming tem interface e aplicativo próprios, dando ênfase para conteúdos de games que são publicados no site de vídeos, como páginas dedicadas a jogos e um visual que facilita os comentários em lives.

Página inicial do YouTube Gaming (Imagem: Reprodução )

Desde seu lançamento, o objetivo da iniciativa era oferecer uma experiência capaz de bater de frente com o Twitch, plataforma de streaming de jogos da Amazon. Ao que tudo indica, porém, a ideia não deu tão certo quanto o esperado. Felizmente, o fim do projeto não afetará a estrutura dos canais de games, já que as informações usadas no YT Gaming, como vídeos e inscrições, são as mesmas presentes na versão convencional do site.

Nova divisão de games

Como o YouTube conta com mais de 200 milhões de usuários por dia buscando jogos na plataforma, o fim do Gaming não significa que os gamers serão esquecidos pela Google, principalmente agora que o serviço Stadia está perto de ser lançado.

A partir de sexta-feira (31), a principal divisão voltada para games no YouTube se tornará a aba "Jogos", que pode ser acessada no menu lateral do site ou por meio deste link.

Nova página do YouTube para games (Imagem: Reprodução)

Assim como o YT Gaming, a nova seção traz páginas dedicadas e recomendações específicas para conteúdos de games, além de uma divisão para transmissões populares ao vivo e com vídeos "Em Alta". Para quem vai sentir falta do visual escuro do antigo aplicativo, o YouTube também conta com um modo noturno integrado que pode ser ativado no menu de conta, no canto superior direito, tanto no desktop quanto em smartphones.

No ano passado, a Google também revelou uma funcionalidade para a divisão de games, chamada On The Rise, que promete ajudar canais pequenos e com conteúdo de qualidade a ganharem mais espaço. A novidade consiste em uma página de destaque trazendo produções que passaram por uma curadoria feita pela equipe do site, mas ainda não está disponível no Brasil.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Acabou: Google vai encerrar o YouTube Gaming no dia 30