Embora mais de 200 milhões de pessoas acessem o YouTube todos dias em busca de vídeos e transmissões sobre jogos, a empresa vive em uma disputa ferrenha com o Twitch, plataforma da Amazon que é sua principal concorrente, em busca de dominar essa fatia do mercado.

Nesse sentido, várias mudanças foram anunciadas pelo YouTube nesta terça (18), incluindo uma reformulação da seção dedicada a jogos no site e o encerramento das atividades do aplicativo YouTube Gaming, lançado há três anos. Você pode acessar a nova área clicando no botão “Jogos”, que aparece no menu esquerdo do site, ou entrando diretamente por este link.

Durante o primeiro acesso, a página irá sugerir alguns jogos para você seguir, baseados no seu histórico de visualização na plataforma. Ela também mostra os canais que você já seguia no YouTube ‘tradicional’ que produzem conteúdo sobre jogos. Todos os games estão organizados em suas próprias páginas, permitindo que você se inscreva para ver apenas transmissões e vídeos de um título específico.

Uma captura de tela.Detalhe da página inicial do YouTube Gaming.

Uma nova funcionalidade foi pensada para promover o trabalho de canais menores. Chamada de “On The Rise”, ela é criada a partir de uma curadoria do YouTube e mudará semanalmente, sempre dando destaque a alguém que crie conteúdo de qualidade, de acordo com a plataforma. Por enquanto, ela está disponível apenas nos Estados Unidos, mas há planos para fazer o mesmo em outros países.

Para concluir, o aplicativo YouTube Gaming será descontinuado, concentrando toda a parte dedicada a jogos no aplicativo principal do YouTube. A justificativa da companhia para essa decisão foi simplesmente que o número de usuários do app dedicado é bem menor, alcançando menos pessoas. Ele será oficialmente aposentado em março do próximo ano.