Portuguesa Aptoide seria opção da Huawei para substituir loja da Google

1 min de leitura
Imagem de: Portuguesa Aptoide seria opção da Huawei para substituir loja da Google

A Aptoide, loja de apps portuguesa para Android, pode acabar substituindo a Play Store da Google em aparelhos Huawei. A plataforma tem mais de 900 mil aplicativos e 200 milhões de usuários ativos, sendo uma das maiores alternativas à disposição. Com o desdobramento da guerra comercial entre EUA e China, recentemente o presidente Donald Trump impôs que empresas norte-americanas interrompam o fornecimento de seus serviços a empresas chinesas.

Como um dos resultados, a Google encerrará o suporte para o Android nos dispositivos da Huawei, que não poderá mais utilizar a Play Store. Paulo Trezentos, diretor-executivo da Aptoide, disse que as empresas já vêm conversando há certo tempo e acabaram de retomar a negociação após a confirmação da retirada da Play Store dos dispositivos de sua possível cliente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sabendo (ou não) dessa possibilidade, a companhia chinesa já vinha se preparando para realizar a substituição, talvez até trabalhando em um app próprio. No momento, uma das empresas que estão negociando essa parceria com a Huawei é justamente a portuguesa Aptoide.

Os fundadores da Aptoide, Paulo Trezentos (à esquerda) e Álvaro Pinto (à direita) (Fonte: Paulo Spranger/Global Imagens)

Além de ser um serviço consolidado, a Aptoide já opera na China através de Xiaomi, Oppo e Vivo. Portanto, não deverá ser uma tarefa difícil para a empresa agregar mais um cliente chinês. Trezentos afirmou que a Aptoide é flexível, o que significa que poderia funcionar tanto como app independente quanto como base de conteúdo para a loja da Huawei, que já funciona apenas em aparelhos comercializados em seu país.

Caso a parceria seja fechada, Trezentos já se posicionou sobre a possibilidade de a Huawei se oferecer para comprar a companhia portuguesa. Para ele, a empresa vive um momento de expansão, mas não há razão para considerar uma venda ou fusão em curto ou médio prazos, já que a Aptoide tem estudado várias possibilidades de crescimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.