Curitiba reativa programa que baixa impostos municipais para startups

1 min de leitura
Imagem de: Curitiba reativa programa que baixa impostos municipais para startups
Fonte: Pixabay
Avatar do autor

Há alguns dias veiculamos aqui no TecMundo uma notícia sobre a alta dificuldade que startups estariam tendo para arcar com a tributação de 5% no Imposto Sobre Serviços (ISS) em Curitiba. A reclamação foi feita pela Assesspro-Paraná, entidade sem fins lucrativos que representa o setor de tecnologia e inovação no Estado. Agora, a administração municipal apresenta uma proposta que não nasceu exatamente como resposta a essas críticas, mas que pode ser uma solução.

Para participar, empresas devem apresentar projeto para análise técnica na Prefeitura

O Curitiba Tecnoparque, suspenso em 2013 e que retornou recentemente, é um programa da Prefeitura de incentivo às empresas de base tecnológica para a capital com desconto de 5% para 2% no ISS aos grupos que investirem no setor. As atividades englobam telecomunicações, informática, pesquisa e desenvolvimento, design, ensaios e testes de qualidade, instrumentos de precisão e automação industrial, biotecnologia, nanotecnologia, saúde, novos materiais e tecnologias ambientais.

Para participar, os grupos devem apresentar um projeto para análise técnica ao Comitê de Fomento do Município — formado por entidades do setor público e da sociedade civil organizada (como a Universidade Federal do Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

Vale do Pinhão

O Tecnoparque integra o Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura e do ecossistema para levar a inovação a toda a cidade. Atualmente, mais 90 startups fazem parte do programa, em adesão realizada antes de 2013. Estima-se que elas tiveram um aumento médio de 20% no faturamento e que seus quadros de colaboradores cresceram, em média, 16% desde o lançamento do projeto, em 2008.

Nesta terça-feira (9), sete novas empresas vão aderir ao Tecnoparque. Passam a receber o benefício fiscal do município a Sisteplan, a Univision, a Hi Technologies, a Rentcars, a Olist, a Automtech e a MadeiraMadeira.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Curitiba reativa programa que baixa impostos municipais para startups