Nissan apresenta conceito exclusivo de carro elétrico de luxo

1 min de leitura
Imagem de: Nissan apresenta conceito exclusivo de carro elétrico de luxo

Na segunda-feira (14), a Nissan divulgou um conceito de carro elétrico descrito como “um sedan esportivo de alto nível”. Belo, arrojado e veloz, ele pode se tornar a maior arma da montadora japonesa na concorrência contra a americana Tesla. A apresentação ocorreu no Salão Internacional do Automóvel, em Detroit, EUA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Foi a terceira vez que a Nissan levou um conceito de carro elétrico nesses padrões para o salão. Antes, tivemos o Vmotion, em 2017, e o Xmotion, em 2018. O conceito apresentado neste ano recebe o nome de IM, que faz referência à marca Intelligent Mobility — que, daqui para frente, será utilizada em todos os seus veículos elétricos e semiautônomos.

A Nissan se tornou líder de vendas no segmento de veículos elétricos graças aos seus modelos Leaf, que são bastante acessíveis. Agora, é hora de partir para os modelos de luxo, buscando a concorrência em novas categorias. Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design da Nissan, disse que, graças aos avanços na tecnologia de carros elétricos e na direção autônoma, desta vez foi possível quebrar padrões de design preestabelecidos, resultando na criação de um carro com uma abordagem totalmente nova, tanto no visual quanto em funcionalidade.

Os Nissan IM são um pouco mais altos que o normal, pois a bateria está localizada na parte inferior do chassi, com capacidade para 115 kW/h. Com uma carga completa, é possível percorrer até 611 quilômetros. Ele possui dois motores, um dianteiro e outro traseiro; juntos, geram 483 cavalos de potência e 878 kg/m de torque. O espaço interno é amplo, conferindo conforto acima da média. Na parte externa, seu design foi nitidamente inspirado nos protótipos de startups como a Byton e a Lucid Motors, mostrando que a companhia está atenta às tendências internacionais. Além disso, ele possui direção autônoma, não necessitando de intervenção humana.

Mais do que preparado para o futuro

Como se não bastasse, os Nissan IM trazem a tecnologia “invisible-to-visible”, que foi apresentada pela companhia na CES e consiste em um conjunto de sensores que mapeiam o ambiente ao redor do carro, alertando o motorista sobre informações importantes. Dotados de realidade aumentada, nesses veículos ainda será possível passear na companhia de um passageiro (um avatar) criado virtualmente, em 3D. Luxo, sofisticação e... um pouquinho de loucura!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.