Por que aprender Análise de Dados importa para qualquer carreira?

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Por que aprender Análise de Dados importa para qualquer carreira?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Com o crescimento da área de Data Science nos últimos anos, uma quantidade cada vez maior e mais variada de companhias começou a utilizar a Análise de Dados para tomar decisões estratégicas. Com essas mudanças, esse campo do conhecimento se tornou parte essencial de diversos negócios, organizações e governos, que utilizam dados para resolver problemas através de soluções inteligentes.

Você provavelmente conhece as principais referências de como a Análise de Dados está mudando o mundo. Essa ciência ajuda, por exemplo, a Netflix a definir em quais séries investir e o McDonald’s a formular o cardápio de sanduíches da rede, como explicamos em outra oportunidade. Mas as inovações não param por aí e não ficam restritas às grandes multinacionais.

Até mesmo companhias de pequeno e médio porte podem e devem se beneficiar desses avanços. Algumas possibilidades desse uso envolvem cafés ou restaurantes interessados em saber, de forma detalhada, o que é consumido pelos clientes ao longo do mês. É uma atitude simples, mas com potencial para otimizar os gastos, melhorando a organização de encomendas e o gerenciamento do estoque.

Profissionais autônomos também têm muito com o que se beneficiar ao adotar estratégias de Análise de Dados em seus projetos. Não importa a área em que você atue, ter informações atualizadas e facilmente disponíveis sobre os clientes sempre à mão reduz a quantidade de trabalho a longo prazo. Dá para saber exatamente quais propostas são mais rentáveis e valem o tempo necessário para concluí-las, liberando você para executar o que sabe fazer de melhor, seja redigir textos, criar ilustrações ou prestar consultoria.

Mas isso não é só para quem é programador?

Essa é a impressão que muita gente tem inicialmente, mas ela não poderia estar mais distante da realidade. Como explicamos anteriormente, a área de Data Science cresceu bastante e se desenvolveu a ponto de ficar acessível para todos, incluindo quem nunca teve muito interesse pelas ciências exatas ou acha que não tem aptidão para isso.

Ferramentas como o Microsoft Excel, SQL e Tableau mostram que a Análise de Dados não é nenhum bicho de sete cabeças e pode ser dominada com algumas horas de prática e estudo. Se você tem interesse nessa qualificação profissional que é cada vez mais exigida pelo mercado, então precisa conhecer o Nanodegree Fundamentos de Análise de Dados da Udacity.

Conhecida como a Universidade do Vale do Silício, a Udacity oferece cursos online nas áreas de Inteligência Artificial e Data Science com opções para todos, dos iniciantes aos mais avançados. Desenvolvidos em parceria com as maiores empresas de tecnologia do mundo, os Nanodegrees formam profissionais prontos para atuar no mercado de trabalho. Confira as vantagens da plataforma e comece a aprender habilidades essenciais para profissionais de todas as áreas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.