O Google anunciou a disponibilidade de sua nova API da biblioteca do Google Photos, projetada para ajudar os desenvolvedores a criar novas experiências para (ou pelo menos organizar) nossas coleções de imagens do Google Photos.

A nova API da biblioteca do Google Photos permitirá que os desenvolvedores criem novas experiências de aplicativos com tecnologia do Google Photos, incluindo a capacidade de fazer upload de fotos para a biblioteca ou um álbum. Além disso, é possível localizar e filtrar fotos com base no conteúdo delas, usando uma variedade de categorias, como animais de estimação, selfies e casamentos.

Outras opções de filtro incluem a data, a localização e o formato da foto (como JPG, PNG etc.). As fotos encontradas pela API podem ser organizadas em álbuns e receber informações adicionais, como título, descrição e local.

A API da biblioteca do Google Photos entrou na versão “preview” de desenvolvedor em maio, mas agora está disponível para todos usarem. Juntamente com esse lançamento oficial, estão as bibliotecas para clientes Java e PHP, a fim de ajudar os desenvolvedores a iniciar o desenvolvimento com a nova API o mais rápido possível. A inclusão de uma biblioteca Java é voltada claramente a desenvolvedores do Android, por isso, em breve, poderemos ver vários novos aplicativos aproveitando o Google Photos.

Você pode ler o anúncio oficial no Blog do Google Developers, e os profissionais interessados em começar a usar a API da bliblioteca do Google Photos devem conferir a documentação, incluindo um guia para migrar um aplicativo das APIs antigas do Google Picasa.