Google implementa tecnologia que conecta Android a aparelhos de surdez

1 min de leitura
Imagem de: Google implementa tecnologia que conecta Android a aparelhos de surdez

Google, em parceria com a GN Group  líder mundial em soluções inteligentes de áudio para pessoas com deficiência (ou baixa capacidade) auditiva , anunciou a implementação de uma tecnologia aberta que permite que dispositivos Android se comuniquem com aparelhos de surdez.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A companhia espera que as empresas adicionem o suporte nativo em seus aparelhos, usando a conexão Bluetooth de baixa energia, chamada de "Audio Streaming for Hearing Aids" — transmissão de áudio para aparelhos de surdez, em tradução livre.

De acordo com Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 466 milhões de pessoas têm deficiência auditiva incapacitante, o que significa que elas não podem trabalhar ou necessitam de vagas especiais. A previsão é que esse número suba para 900 milhões em 2050. Com base nesses dados, as fabricantes de gadgets vêm tentando minimizar a exclusão digital. Também é óbvio imaginarmos que quem detiver a melhor tecnologia nesse campo poderá conquistar o maior número de consumidores.

A Google e a GN afirmam que a tecnologia Asha vai oferecer baixa latência e alta qualidade de áudio, com o mínimo de impacto na duração da bateria. A GN será a primeira empresa a disponibilizar acessórios baseados em Asha, como os aparelhos ReSound LiNX Quattro e o Beltone Amaze, logo após uma futura atualização do Android. Será possível controlar as opções do aparelho de surdez através do celular, assim como fazer chamadas e ouvir músicas.

Apple já possui sua própria tecnologia de transmissão de áudio via Bluetooth para aparelhos de surdez, que, inclusive, funciona com alguns modelos de aparelhos da GN, os chamados "Made for iPhone Hearing Aids".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.