A Acer será a primeira fabricante a comercializar um tablet equipado com o Chrome OS. O sistema operacional do Google, que até então só havia sido explorado em desktops e laptops, foi a escolha da Acer para equipar o Chromebook Tab 10, tablet destinado a fins educacionais.

Segundo a empresa, pesquisas de mercado mostraram que dispositivos eletrônicos equipados com o Chrome OS têm ganhado a preferência de instituições que operam no setor educacional graças à sua estabilidade, segurança, facilidade de uso e baixo custo.

A chegada do Chrome OS a tablets acontece num momento estratégico, afinal, a Apple acaba de anunciar um iPad de baixo custo também voltado a iniciativas e instituições do setor de educação.

1

Acer e Google saem na frente

Aparentemente, o Chromebook Tab 10 já entra em cena com uma vantagem: ao que tudo indica, o tablet será vendido com um acessório fixo: uma caneta Wacom EMR Stylus – item que, no caso da Apple, será vendido à parte por nada menos que 99 dólares.

Em entrevista ao portal Tech Times, James Lin, executivo da Acer, declarou que o Chromebook Tab 10 “combina avanços em hardware e software para oferecer uma experiência de aprendizado mais eficaz a uma gama ainda maior de estudantes”. Ainda segundo Lin, o tablet “encoraja os alunos a descobrirem novas maneiras de entender o mundo à sua volta”.

Hardware à altura da proposta

Em comunicado, a Acer revelou que a tela touchscreen do Chromebook Tab 10, de 9.7 polegadas, terá uma resolução de 2048 x 1536 pixels e poderá suportar até 10 pontos de toque simultâneos.

O tablet virá equipado com um processador hexa-core OP1 capaz de oferecer uma experiência suficientemente estável e fluida no Chrome OS, além de uma câmera frontal de 2 megapixels e outra, traseira, de 5 megapixels. A duração da bateria está estimada em 9 horas e o armazenamento interno será de 32GB, podendo ser expandido por meio de um slot microSD.

O tablet chega ao mercado norte-americano ainda neste mês, quando poderá ser adquirido por clientes comerciais e educacionais pelo preço de 329 dólares.

Cupons de desconto TecMundo: