Por mais que os foguetes construídos pela SpaceX tenham sido feitos para serem reutilizáveis, isso não quer dizer que eles podem ser colocados em operação um número ilimitado de vezes. Quando estão com sua estrutura comprometida ao ponto de provavelmente não sobreviverem a um próximo voo, a empresa simplesmente “descarta” seus veículos – o que aparentemente quer dizer “coloca eles em experimentos ainda mais extremos feitos para destruí-los”.

Um foguete Falcon 9 colocado em um desses testes, porém, conseguiu sobreviver aos experimentos, para a surpresa até mesmo de Elon Musk. Isso porque a aeronave deveria fazer um pouso forçado em águas internacionais, sem a presença de sua balsa, usando seus retropropulsores para proteger a carga acoplada a ele e, por sua vez, seu conteúdo. Como falamos antes, a previsão era de que isso resultaria na destruição do foguete, mas parece que ainda não era sua hora:

“Este foguete deveria testar um pouso muito alto de retropropulsores na água para que ele não ferisse a embarcação, mas incrivelmente ela sobreviveu. Nós vamos tentar rebocar ela de volta para a costa.”

Com a surpreendente façanha, Musk agora tem planos de trazer o foguete de volta a terra firme. O que ele vai fazer com isso? Não sabemos. Mas não há como negar que simplesmente ver o sucesso do projeto é bastante animador – ainda mais considerando que o lançamento do Falcon Heavy está previsto para daqui a poucos dias.