O que podemos aprender com as regras de Bill Gates para uso de tecnologia

2 min de leitura
Imagem de: O que podemos aprender com as regras de Bill Gates para uso de tecnologia
Imagem: Kjetil Ree

Bill Gates foi um dos responsáveis por criar tecnologias que mudaram o mundo. No entanto, o fundador da Microsoft nunca escondeu que mantém regras bem definidas sobre como seus filhos podem usá-las.

Bill e Melinda Gates são os pais de Jennifer (21), Rory (18) e Phoebe (15), e todos seguem a mesma política restrita de acesso aos eletrônicos. Em uma entrevista recente ao The Mirror, Gates explica que a tecnologia pode ser utilizada de forma bastante positiva, para manter contato com amigos ou fazer a lição de casa, mas ele também teme os excessos que podem ser cometidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Celular restrito

Alguns exemplos dos limites impostos no uso do celular: um filho do casal Gates só tem acesso ao aparelho depois de completar 14 anos de idade. O smartphone também não é autorizado durante as refeições e tem seu uso controlado horas antes de dormir.

O lendário fundador da Microsoft conta que não deu muita bola quando seus filhos se queixavam sobre seus amigos receberem celulares muito antes. Em outra entrevista, para Matt Lauer, do Today Show, Gates comentou que não utiliza métodos extremos, como ter a senha de Facebook dos filhos, mas acredita que a segurança online “é uma questão complicada para os pais hoje em dia”.

Gates tem companhia nessa preocupação, pois Steve Jobs – o finado fundador da Apple – também não deixava seus filhos utilizarem iPhones e iPads dentro de casa.

Questão de saúde

A dupla tem razão: o uso excessivo de celulares já é qualificado como vício por especialistas. E essa é uma das grandes preocupações de pais, pesquisadores e trabalhadores do Vale do Silício.

Recentemente, investidores da Apple fizeram um pedido para que a empresa tome medidas para evitar o vício crescente de jovens no iPhone. "O que eles sabem que a gente não?", essa é a pergunta dos educadores Joe Clement e Matt Miles, autores do livro "Screen Schooled: Two Veteran Teachers Expose how Technology overuse is Making Our Kids Dumber".

A dupla comenta que deveríamos ter a mesma preocupação com a tecnologia que os executivos responsáveis por elas. Outro nome famoso do mundo da tecnologia que está alertando para a influência de empresas como Apple, Google, Facebook e Twitter em nossas vidas é Sean Parker, criador do Napster e ex-presidente do Facebook.

"[O Facebook] literalmente muda seu relacionamento com a sociedade, um com o outro", contou Parker ao Axios em novembro.

E você, também tenta manter uma vida digital saudável? Comente!

O que podemos aprender com as regras de Bill Gates para uso de tecnologia via The Brief

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.