Panasonic cria sistema com assistente digital para carros

1 min de leitura
Imagem de: Panasonic cria sistema com assistente digital para carros

O controle de funções dentro do carro está sendo redesenhado com os serviços de voz inteligente, como Amazon Alexa. A novidade para automóveis que inclui recursos inteligentes offline foi apresentada recentemente na CES 2018, em Las Vegas. Lá, a Panasonic anunciou seu trabalho em conjunto com esse serviço da Amazon.com e também com a Google.

A empresa informou que os carros equipados com seu novo sistema "Panasonic Skip Generation Platform" (atualizado para o Android 8.1 Oreo) terão a capacidade de conexão com o assistente do Google. Os aplicativos para automóveis do Android terão acesso a controle de temperatura, ventilação, além de mídia e navegação por GPS. Apenas com comando de voz, será possível atender/fazer ligações ou acessar aplicativos como WhatsApp.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Panasonic

Panasonic também falou dos esforços com a Amazon para que o sistema de infotenimento tenha algumas habilidades que funcionem sem que o carro esteja conectado à internet. Mesmo offline, será possível solicitar à assistente que "diminua o ar-condicionado", por exemplo. Tom Gebhardt, presidente da Panasonic da América do Norte, disse que um novo mundo de experiências se abre com essa parceria e que a iniciativa de entregar esse recurso às fabricantes de carros “mostra comprometimento da Panasonic com a liderança no setor automotivo”.

Para ativar o comando de voz da Amazon, será preciso usar a palavra-chave “Alexa”, e então fazer o pedido, como “encontre tal lugar” e assim, receber indicações. Também no caso dos serviços smart para casa, será possível ligar o aquecedor, verificar se a porta da rua está trancada e acender/apagar luzes de casa, a partir do seu carro.

panasonic

Outro exemplo interessante é poder pedir comida para entrega, antes mesmo de chegar em casa, usando serviços como GrubHub e Amazon Restaurants. No caminho que restar até a hora de jantar, também dá para se atualizar nas notícias, dizendo apenas “Alexa, quais são as notícias?”.

O sistema de infotenimento, mistura de informação e entretenimento, vem para melhorar também o trânsito e diminuir acidentes. Afinal, todos já usamos os aplicativos do smartphone para nos auxiliar, enquanto dirigimos, mas com o comando de voz e um sistema integrado ao veículo não precisaremos tirar as mãos do volante. Sem necessidade de conexão para algumas funções, então, tudo ficará mais seguro e prático.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.